A Conferência Episcopal da Bélgica (CEB) deu a conhecer um comunicado no qual expressa seu "estupor" e claro "distanciamento" depois da entrevista televisiva concedida ontem pelo Ex-bispo de Bruges, Roger Vangheluwe, a quem o Vaticano ordenou sair do país para submeter-se a um tratamento psicológico e espiritual.

Dom Vangheluwe renunciou no ano passado logo de admitir ter abusado sexualmente de seu sobrinho durante um período de 13 anos, desde que o menor tinha 5 anos de idade.

O comunicado dos prelados belgas aparece logo depois de que na entrevista televisiva o Ex-bispo de Bruges admitiu ter abusado de outro sobrinho em algumas ocasiões.

No texto, os bispos expressam sua "estupefação ante a entrevista concedida pelo Roger Vangheluwe aos canais comerciais VT4 e VTM, na noite de 14 de abril da qual desejamos nos distanciar claramente".

Na entrevista, Vangheluwe disse, entre outras coisas, que não se considera um pedófilo, que os abusos "não foram realmente sexo" e que em realidade eram "uma brincadeirinha".

O comunicado dos bispos da Bélgica assinala que "estamos profundamente afetados pela maneira em que minimizou e desculpou os fatos que cometeu e as conseqüências para as vítimas, suas famílias, os fiéis e toda a sociedade. É inaceitável. Roger Vangheluwe parece não medir a extrema gravidade de seus atos".

Os bispos indicam ademais que "esta entrevista não corresponde a nada do que lhe foi exigido por Roma. Confiamos que seja de ajuda o seu retiro no silêncio fora do país visando o tratamento espiritual e psicológico que lhe foi imposto".

"Esta entrevista é extremamente ofensiva para as vítimas, suas famílias e todos aqueles que são confrontados pela problemática do abuso sexual. Para os fiéis também, é uma bofetada. Todos, como nós, estão indubitavelmente se desesperados e desconcertados".

Finalmente o comunicado assinala que "o tom da entrevista está em total contradição com os esforços realizados nestes últimos meses para levar a sério esta problemática do abuso sexual, escutar as vítimas e determinar as medidas adequadas".

Há poucos dias a Congregação para a Doutrina da Fé no Vaticano ordenou que Vangheluwe saia do país para seguir um tratamento espiritual e psicológico, durante o qual "evidentemente não lhe está permitido nenhum exercício público do ministério sacerdotal e episcopal".

No dia 12 de abril, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, assinalou "o tratamento psicológico foi disposto pela Congregação para obter os últimos elementos de diagnóstico úteis para seguir e concluir o processo para chegar a uma decisão definitiva, que segue sendo competência da mesma Congregação e que deve ser aprovada pelo Santo Padre".

Ante a gravidade dos fatos que levaram a este processo, o Papa Bento XVI aceitou a renúncia de Vangdeluwe e nomeou Dom Jozef De Kesel como novo Bispo de Bruges, no dia 25 de junho de 2010.