Na Missa pela festa da Virgem de Caacupé a que acudiram 300 mil fiéis, Dom Claudio Giménez Medina, insistiu ao governo de Paraguai a unir esforços por construir a unidade e a solidariedade; e assinalou que é missão da família ensinar estes valores pátrios.
Conforme informa a agência vaticano Fides, o Bispo de Caacupé assinalou ante os fiéis congregados, que a vivência da unidade e a solidariedade às que se deve orientar a nação “supõe uma vivência profunda dos sacramentos, e uma fé prática, operativa, que se projeta na vida de cada dia em forma de proximidade afetuosa ao irmão, em forma de forças que se integram, em forma de espírito comunitário, de trabalho em equipe e de comunhão e intercâmbio de bens espirituais e materiais, especialmente com aqueles que mais necessitam de nossa misericórdia e de nossa solidariedade”. “Se um Governo não unir, não congrega, o povo tende a dispersar-se”, adicionou.
Do mesmo modo, Dom Giménez precisou que estes valores pátrios são vividos e aprendidos especialmente na família e que é esta instituição quem tem a missão de ensiná-los.
“Nela, como pequena Igreja, nos ensina a viver unidos como irmãos. Na família aprendemos a perdoar, a sofrer, a rezar e a festejar a vida; aprendemos a trabalhar, a jogar, a estudar e a amar. A família tem como missão, entre várias, ensinar a seus membros a viver em pequeno a comunhão eclesiástica desde suas raízes; e a viver em pequeno a nação, a pátria”.
Ao finalizar a Eucaristia, o Arcebispo de Assunção e Presidente da Conferência Episcopal Paraguaia, Dom Pastor Cuquejo, lançou a Grande Missão Continental no Paraguai que terá lugar o ano entrante.