No terceiro dia da Jornada Internacional de Oração pelo Oriente Médio, a Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) convida os fiéis a rezarem os Mistérios Dolorosos do Santo Rosário pelos cristãos perseguidos, especialmente no Iraque e na Síria.

Nesta quarta-feira, dia 8 de outubro, acontecerão encontros de oração promovidos pela AIS em dois locais. Das 14h30 às 17h, na Igreja Santo Inácio de Loyola, na Vila Mariana, em São Paulo, e das 16h30 às 19h, na Igreja de Sant'Ana, no Centro do Rio de Janeiro.

A jornada, que propôs a oração de um mistério do Santo Rosário para cada dia, termina nesta quinta-feira, com a recitação meditada do Terço Glorioso.

Confira o roteiro de oração para o terceiro dia da jornada:

Terceiro Dia (08/10) - MISTÉRIOS DOLOROSOS

1. A Oração de Nosso Senhor no Horto das Oliveiras

 "Minha alma está triste a ponto de morrer, ficai aqui e vigiai comigo”. (Mt 26,38)

Intenção: Para que os que vivem a grande provação do exílio e da incerteza recebam o consolo espiritual e que sintam a solidariedade dos irmãos na fé.

2. A Flagelação do Senhor

“Todavia, eram as nossas doenças que ele carregava, eram as nossas dores que ele levava em suas costas”. (Is 53,4)

Intenção: Pelos santos inocentes dessa guerra, que fogem do Herodes de nossos dias. E, com eles, pelas mães e mulheres grávidas que sofrem os incontáveis horrores da guerra sem serem poupadas.

3. A Coroação de espinhos

“Eis o Homem!” (Jo 19,5)

Intenção: Pelos homens que estão sob o domínio dos extremistas, especialmente pelos que foram degolados diante das câmeras e do mundo.

4. O Caminho do Calvário carregando a Cruz

“Então os soldados obrigaram Simão a carregar a cruz de Jesus.” (Mc 15,21)

Intenção: Pelas mulheres exploradas, abusadas e escravizadas pelos extremistas e pelas que perderam seus filhos na guerra, tendo o coração transpassado, como Maria, carregando uma cruz pesada demais.

5. A Crucificação e Morte de Nosso Senhor

“Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem” (Lc 23,34)

Intenção: Pela Igreja do Oriente para que, embora tenha sido prostrada pela confusão e pelo luto, inspirando-se na Mãe do Senhor, mulher forte junto da Cruz do Filho, alimentem nos corações desejos de reconciliação e de paz, e se dediquem à construção da civilização do amor.

Mais em

Link do terço meditado:

http://www.ais.org.br/media/k2/attachments/GuiaOracao.pdf