O Apostolado Mundial de Fátima (AMF) organiza a partir de hoje um encontro internacional de estudo e reflexão para reforçar que a mensagem mariana é “atual” e pode representar “um caminho de vida”.

De 24 a 30 de Março, o Apostolado Mundial de Fátima vai reunir em Fátima membros vindos dos Estados Unidos, Gana, Irlanda, Paquistão e também do Brasil.

“Fala-se tanto da necessidade de paz, com estes conflitos todos que temos tido, que pensamos que as pessoas, se vierem ao encontro desta mensagem, de amor ao próximo, se a puserem em prática, nas suas vidas, isso vai refletir-se na própria sociedade” defende Nuno Prazeres, diretor do Secretariado Internacional do AMF, em comunicado enviado à agência Ecclesia.

“Sentimos necessidade de trazer a Fátima algumas destas pessoas para que, depois, regressando aos seu país, possam também ser anunciadores e promotores desta mensagem” acrescenta Nuno Prazeres, salientando que, mais do que “escutar palestras”, interessa que os participantes tomem contacto com os locais e as pessoas que mantêm vivo o espírito do Santuário de Fátima.

Além dos 150 participantes inscritos, o evento vai contar, entre outros, com a presença de Dom António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, o padre Virgílio Antunes, reitor do Santuário, e a irmã Ângela Coelho, vice-postuladora para a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto.

“Quem trabalha aqui poderá dizer àqueles que chegam de longe que isto não é uma coisa nossa, não é para ficar fechado aqui no nosso pequeno país, mas é para todos, lá fora, nas suas paróquias, poderem dinamizar e viver” realça o director do Secretariado Internacional do AMF.

Naquele que é o primeiro de sete anos dedicados às comemorações do Centenário das Aparições de Fátima – marcadas para 2017 – o AMF dá um passo no sentido de alargar esta temática ao resto do mundo.

O Apostolado Mundial de Fátima foi fundado em 1947, nos Estados Unidos da América, por iniciativa do padre Harold Colgan e do leigo John Haffert, contando atualmente com milhões de membros e com centros espalhados pelo mundo inteiro.

O Vaticano, através do Conselho Pontifício para os Leigos, reconheceu oficialmente este organismo a 7 de Outubro de 2005, dia dedicado anualmente à Festa de Nossa Senhora do Rosário.