O Papa Francisco recordou no último domingo, 14, que na próxima quinta-feira, 18 de junho, será publicada a sua nova Encíclica ‘Laudato si’ (Louvado seja, em latim), sobre “o cuidado da casa comum” e declarou que este documento está dirigido a todos.

Concluída a Oração do Ângelus, o Santo Padre assinalou: “Como foi anunciado, na próxima quinta-feira será publicada uma Carta Encíclica sobre o cuidado com a criação”.

“Vos convido a me acompanhar neste acontecimento com uma renovada atenção sobre as situações de degradação ambiental, mas também de recuperação dos territórios”.

O Papa sublinhou que “esta encíclica está dirigida a todos. Oremos para que todos possam receber sua mensagem e crescer na responsabilidade para com a casa comum que Deus nos confiou”.

A expressão “Laudato si’” (Louvado seja) remete ao ‘Cântico das Criaturas’ de São Francisco de Assis, o religioso que inspirou o Papa Francisco na escolha do seu nome. Será a segunda encíclica publicada durante o seu pontificado. A primeira encíclica foi ‘Lumen Fidei’, publicada em 5 de julho de 2013.

O anúncio oficial de sua publicação foi feito pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, no dia 4 de junho.

“Para evitar confusões devidas a difusão de informações não confirmadas, comunica-se que o dia previsto para a publicação da encíclica do Santo Padre é em 18 de junho, quinta-feira”, indicou o Pe. Lombardi através de um comunicado.