O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, indicou que a encíclica do Papa Francisco dedicada à ecologia continua em processo de preparação e provavelmente esteja pronta antes do verão europeu.

Em declarações aos jornalistas no dia 7 de janeiro, o porta-voz vaticano disse que a encíclica “está em processo de preparação, ainda se necessita tempo, mas não para fevereiro ou janeiro. Antes do verão provavelmente. Provavelmente na primavera. Não é para agora, como alguém disse”.

O Pe. Lombardi desmentiu desta maneira informações da imprensa segundo as quais a encíclica sobre a ecologia “já está pronta” e “poderia ser publicada durante o mês de janeiro”.

Em agosto passado, durante o voo de volta de Seul a Roma, depois de concluir a sua visita à Coréia do Sul, o Papa Francisco confirmava aos jornalistas que estava trabalhando em uma encíclica sobre a ecologia.

Naquela ocasião, o Pontífice afirmou que existia um primeiro rascunho do texto, que foi elaborado baseado em diálogos profundos com o Cardeal Peter Turkson, Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, e responsável por estes temas no Vaticano.

Em 05 de junho de 2013, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Papa Francisco assinalava durante a Audiência Geral que os homens, “guiados pela soberba do dominar, do possuir, do manipular, do explorar; não a ‘protegemos’, não a respeitamos, não a consideramos como um dom gratuito com o qual ter cuidado. Estamos perdendo a atitude de admiração, de contemplação, de escuta da criação”.

Naquela ocasião, o Santo Padre também denunciou que “a comida que se joga fora é como se estivesse sendo roubada da mesa de quem é pobre, de quem tem fome!”.