Após uma semana de visita apostólica ao Equador, à Bolívia e ao Paraguai, o Papa Francisco chegou nesta segunda-feira em Roma. Como de costume, enviou mensagens aos países que o sobrevoou, entre eles, os brasileiros, aos quais manifestou sua saudade.

O Santo Padre deixou o Paraguai na noite de domingo, chegando à capital italiana na tarde de hoje. No percurso, o avião sobrevoou também Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Marrocos e Itália. Francisco, então, enviou telegramas destinados aos chefes de Estado dessas nações.

À presidente Dilma Rousseff, o Pontífice escreveu: “Regressando da visita, que me levou a encontrar tantos irmãos no Equador, Bolívia e Paraguai, saúdo vossa Excelência desejando ao Brasil um futuro sereno e feliz para seus filhos, que recordo com saudades e a quem envio uma propiciadora bênção Apostólica”.

A primeira viagem internacional de Papa Francisco foi ao Brasil, em 2013, por causa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele esteve também no Santuário Nacional de Aparecida (SP) e expressou o desejo de retornar em 2017, para as comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul.

“Até 2017, eu vou voltar”, disse o Pontífice na ocasião.