No marco do Ano Jubilar pelos 100 anos das aparições da Virgem Maria em Portugal, no domingo, 25 de junho, no Santuário de Fátima, o Patriarca maronita de Antioquia, Cardeal Bechara Boutros Rai, renovará a consagração do Líbano e todo o Oriente Médio ao Imaculado Coração de Maria.

Segundo a agência vaticana Fides, nesse dia, o Purpurado celebrará uma Missa com a qual encerrará a “Jornada pelo Líbano”, uma peregrinação que começa no sábado, 24 de junho, com a oração do terço e a tradicional procissão das velas com a imagem da Virgem de Fátima.

Nos últimos quatro anos, o Cardeal Rai presidiu esta cerimônia de consagração no Santuário de Nossa Senhora do Líbano, na cidade de Harissa, um lugar de especial significado para o país, não só porque é o santuário mariano mais visitado da região, como também acolhe muitos peregrinos muçulmanos.

Nesse local há uma impressionante imagem da Virgem que mede 8,5 metros com os braços estendidos e o olhar dirigido ao mar. A estátua foi abençoada em 1992 por São João Paulo II durante sua visita ao país.

Nesse lugar, o Cardeal Rai pediu sempre o fim da guerra e da violência que causa estragos e dor no Oriente Médio.

A Virgem Maria é estimada no Islã. No Corão há 41 versos no capítulo 19 dedicados a ela. Do mesmo modo, muitos muçulmanos peregrinam ao Santuário de Fátima, em Portugal.

Em 2013, o Cardeal Rai incluiu os muçulmanos na consagração, pois o Líbano é o único país no Oriente Médio onde a Solenidade da Anunciação, celebrada em 25 de março, é considerada uma festa nacional para cristãos e muçulmanos.

Confira também: