Em uma cidade localizada no sul do Peru são conservadas duas réplicas da “Pietà”, uma das obras mais representativas do artista italiano Michelangelo Buonarroti, uma das quais serviu para restaurar a imagem original depois que esta sofreu um atentado em 1972.

O presidente do Patronado da cidade de Lampa, localizada na região de Puno, Oscar Frisancho, contou ao Grupo ACI que em 1960 o senador Enrique Torres Belón pediu ao Papa São João XXIII a sua autorização para fazer uma réplica da “Pietà” e levá-la a Lampa.

Frisancho explicou que o Senador de Lampa conseguiu convencer o Pontífice “falando sobre o costume do seu povo e da sua família de dar presentes para a Igreja”.

O Papa autorizou e um grupo de arquitetos italianos elaborou a réplica em gesso cristalino, no Vaticano. “O resultado foi uma imagem lindíssima, exatamente igual a original, como uma gota d’água”, destacou Frisancho.

A réplica em gesso cristalino. Foto: Cortesia de Gustavo Frisancho

No mesmo ano, a imagem foi embarcada a Lima e depois enviada a Puno. Entretanto, era muito pesada para a cúpula na capela da Igreja de São Tiago Apóstolo, onde ia ser colocada.

Por isso, um grupo de arquitetos em Lima fez em seis meses uma cópia em alumínio para colocar na capela para onde a imagem foi pensada e a imagem de gesso seria exibida em outro lugar mais adequado devido ao seu peso.

A réplica em alumínio. Foto: Cortesia de Gustavo Frisancho

Então, Enrique Torres Belón conversou novamente com São João XXIII e conseguiu a sua permissão para que as duas réplicas pudessem permanecer em Lampa, pois originalmente o Papa havia pedido que a réplica de gesso fosse destruída a fim de evitar que fossem feitas várias cópias.

O atentado contra a Pietà no Vaticano e a restauração

A réplica da “Pietà” em gesso de Lampa desempenhou um papel importante na restauração da imagem original esculpida por Michelangelo depois que esta foi vandalizada em 1972 pelo geólogo húngaro Laszlo Toth, que tinha problemas mentais.

Toth correu ao local onde estava exposta a “Pietà” na Basílica de São Pedro, no Vaticano, gritando “Sou Jesus Cristo ressuscitado dentre os mortos” e a golpeou 15 vezes com um martelo. Danificou o rosto e o braço esquerdo da Virgem, dos quais se desprenderam 50 fragmentos.

Oscar Frisancho assinalou ao Grupo ACI que “para restaurar a ‘Pietà’ original os arquitetos italianos que elaboraram a réplica viajaram a Puno para pegar as medidas da imagem em Lampa”.

Acrescentou que, desde a restauração da imagem original, não voltou ninguém do Vaticano e disse que cerca de 25 mil turistas visitam Lampa a cada ano.

Atualmente, a réplica da “Pietà”, elaborada em gesso cristalino está no município de Lampa e a cópia em alumínio, que é escura, esta na capela dentro da igreja de São Tiago Apóstolo, na cúpula.

“Alguns definem este templo como a igreja mais bonita do Peru. Eu compartilho esta ideia e sinto isso”, manifestou Frisancho e disse que além da “Pietà”, nesta igreja também há valiosas obras de arte da época do vice-reino.

Mais em

Também afirmou que as duas imagens estão protegidas pelas autoridades municipais e locais e que a cada certo tempo realizam a sua manutenção. Entretanto, disse que a capela onde está a imagem de alumínio precisa ser restaurada, porque o mármore está se deteriorando devido à umidade.

Por outro lado, o presidente do Patronado de Lampa destacou que a cidade “é um lugar muito especial. Não posso imaginar as réplicas da ‘Pietà’ instaladas em outra cidade do Peru que não teriam uma transcendência como tem” neste local.

“Este é um lugar localizado no planalto, que tem uma enorme história, pois durante a época do vice-reino foi um lugar chave na região de mineração entre Cuzco, Arequipa e Potosí (Bolívia). Além disso, tem uma qualidade cultural que deve ser difundida e isto foi o que Enrique Torres Belón visualizou quando fez o pedido ao Papa”, expressou Frisancho.

Do mesmo modo, assinalou que para os 15 mil habitantes da cidade, ter duas réplicas da ‘Pietà’ “aumenta o sentimento religioso que Lampa já tem. Somos um povo mariano muito devoto à Virgem da Imaculada Conceição. Temos a felicidade completa e exclusiva porque a ‘Pietà’ não é encontrada facilmente em qualquer lugar”.

Sobre a possibilidade de o Papa Francisco visitar o Peru em 2018, Frisancho disse que seria uma alegria que ele visitasse a cidade de Lampa para conhecer as réplicas da “Pietà”.

“O fato de que isso se acontecesse, muito além das qualidades espirituais do nosso Papa latino que todos conhecemos e compartilhamos com ele, confirmaria a fé e nossa americanidade, porque temos nossa própria ‘Pietà’”, afirmou.

O Peru não é o único país onde há réplicas desta obra de Michelangelo. Também há uma no Brasil, na igreja de São Pelegrino, na cidade de Caxias do Sul (RS). Esta imagem foi presenteada pelo Papa Paulo VI em 1975 pelos 100 anos da imigração italiana.

A cidade de Lampa está localizada há 78 quilômetros da cidade de Puno e é possível chegar até lá de carro.

A réplica da “Pietà” em gesso está exposta no município de 8h às 17h e a réplica que está na Igreja de São Tiago Apóstolo, de 9h às 17h. Ambos os lugares permanecem abertos todos os dias da semana.

Confira também: