“É com grande pesar que a Diocese de Guarulhos comunica que na manhã desta quarta-feira, dia 13 de junho de 2012, às 4h05min, no Hospital Stella Maris, o Exmo. Sr. Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, Bispo Emérito de Guarulhos, entregou serenamente sua alma a Deus, após longo período de enfermidade”. Esta foi a mensagem deixada no site da diocese pelo seu atual bispo diocesano Dom Joaquim Justino Carreira.

“A Diocese de Guarulhos agradece a Deus por todo o trabalho, dedicação e entrega generosa desse apóstolo que a apascentou por quase vinte anos, pautando seu ministério episcopal no anúncio incansável do Evangelho, tornando o Cristo mais conhecido e amado, conforme seu lema episcopal: “Oportet illum crescere” (É necessário que ele cresça – Jo 3,30)”, afirma ainda a nota de Dom Justino.

A Missa Exequial será celebrada dia 14 de junho, às 16h, na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição, Praça Tereza Cristina, 01, Centro, Guarulhos, seguindo-se o sepultamento na cripta da Catedral.

Dom Bergonzini ficou conhecido pela sua luta pelo direito à vida de maneira especial durante a eleição presidencial de 2010 na qual o bispo ofereceu fortes declarações afirmando que os católicos não podem votar em candidatos que apóiem o aborto.

A luta de Dom Bergonzini rendeu-lhe não poucas críticas por parte da mídia, grupos feministas e pró-aborto e até mesmo de um membro do episcopado brasileiro, Dom Demétrio Valentini, um conhecido propulsor da teologia marxista da libertação.

Em 2011 Dom Bergonzini recebeu da entidade pró-vida Human Life International o prêmio Cardeal Von Gallen, pelos seus constantes esforços na luta contra a legalização do aborto e pelos direitos do nascituro.

O último projeto que Dom Bergonzini propôs para defender a vida foi a CPI da verdade sobre o Aborto, um pedido de uma comissão de inquérito para esclarecer os fatos sobre a prática anti-vida no Brasil, seu financiamento e os interesses atrás da sua promoção como “direito” e “tema de saúde pública”.

Os escritos e testemunhos do bispo pró-vida, alguns escritos direto do hospital em que estava internado, podem ser vistos no seu blog:
www.domluizbergonzini.com.br