A Igreja em Portugal se encontra de luto pelo súbito falecimento do Patriarca Emérito de Lisboa, Dom José Policarpo, que faleceu nesta quarta-feira, 12, devido a um aneurisma durante o retiro anual dos bispos portugueses em Fátima.
 
"O patriarca emérito encontrava-se em retiro em Fátima quando por uma indisposição foi levado para o Hospital do SAMS, onde veio a falecer vítima de um aneurisma na aorta", refere uma nota oficial do patriarcado.
 
O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Morujão, manifestou hoje a “produnda dor” dos bispos de Portugal pela “dura notícia” do falecimento de Dom José Policarpo.
 
“Os bispos reunidos em Fátima, para fazer o seu Retiro anual, receberam a dura notícia do falecimento de D. José da Cruz Policarpo, cardeal patriarca emérito de Lisboa, ao fim desta tarde”, afirmou o padre Manuel Morujão em comunicado enviado à Agência Ecclesia do episcopado português.
 
O secretário e porta-voz da CEP valorizou a vida do patriarca emérito, “intensamente dedicada ao serviço da Igreja e do mundo”.
 
“Com profunda dor, mas também com grande esperança, os bispos agradecem a Deus a sua vida rica de boas obras, intensamente dedicada ao serviço da Igreja e do mundo, intervindo no campo pastoral, cultural e social com sabedoria e coragem evangélicas”, referiu.
 
As exéquias, presididas pelo patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, vão ser celebradas na sexta-feira, às 16 horas na Sé Patriarcal, seguindo depois o corpo para o Panteão dos Patriarcas, em São Vicente de Fora.