Dom Filippo Santoro presidiu domingo, na Catedral São Pedro de Alcântara, a missa de despedida da Diocese de Petrópolis, que contou com a participação de padres, fiéis, amigos e autoridades. Durante a sua homilia, Dom Filippo Santoro lembrou os vários momentos vividos ao longo dos sete anos de seu governo episcopal, não escondendo a emoção, principalmente na homenagem prestada pela Comunidade Jesus Menino que apresentaram ao prelado uma canção.

A missa contou com a presença da maioria dos padres da Diocese de Petrópolis, que, através das palavras do Monsenhor José Maria Pereira, agradeceram todo trabalho de Dom Filippo Santoro na Diocese e nas cidades por causa das chuvas de 12 de janeiro. Sobre este assunto, Bruno, representando os moradores do Vale do Cuiabá agradeceu o envolvimento do bispo e o apoio que receberam desde o inicio.

Além dos padres, participaram da missa religiosos, amigos e autoridades, entre elas o prefeito Paulo Mustrangi, o deputado federal, Hugo Leal e membros da Família Imperial.
Por sua parte, o reitor da Universidade Católica de Petrópolis, Prof. José Luiz Rangel Sampaio Fernandes agradeceu todo o empenho de Dom Filippo Santoro em recuperar a Universidade.

Em sua homilia, Dom Filippo Santoro comentou que nos sete anos de seu ministério episcopal na Diocese de Petrópolis procurou uma única coisa: “abrir caminhos para o encontro com Cristo” e “ser voz” na Igreja e na sociedade. “Tenho plena consciência de ser apenas “voz”, voz de um outro que me faz, que me está criando agora; sem o seu ser eu não seria nada. A minha voz é eco de uma vibração que a produz. Se interromper a vibração, a voz não existe mais. A minha voz e o meu ser dependem totalmente de um Outro, do Senhor que me faz”.

Dom Filippo Santoro lembrou ainda da sua chegada na Diocese, em 11 de julho de 2004, comentando que “enquanto agradecia o Beato João Paulo II pela nomeação à sede de Petrópolis, apresentei o meu lema: “acolher e comunicar a beleza de Cristo que transforma a vida” e começamos o Plano Pastoral de Conjunto e a Missão Popular envolvendo paróquias, pastorais, movimentos e novas comunidades”.

O prelado afirmou que encontrou na Diocese, nas seis cidades que fazem parte dela, um povo fervoroso e ainda teve a alegria de conviver com dois bispos eméritos da Diocese - Dom José Fernandes Veloso e Dom José Carlos de Lima Vaz.

Ao comentar sua atividade no meio da sociedade, Dom Filippo afirmou que seu desejo foi “que a presença de Cristo fosse bem plantada no centro da sociedade. Para isso pensamos o Plano Pastoral; procurei participar dos eventos mais importantes da vida da cidade; para isso quando a nossa cidade e toda a região serrana foi flagelada pela chuva procurei com toda a nossa diocese estar perto do povo sofrido oferecendo socorro solidariedade e, sobretudo o abraço de Cristo”.