O Papa Francisco nomeou o atual Arcebispo de Valência, Dom Carlos Osoro, como Arcebispo de Madri. O Pontífice aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Madri, apresentada pelo Cardeal Antonio María Rouco Varela em 2011 por ter chegado ao limite de idade para estar à frente de uma diocese.

Entretanto, o Cardeal Rouco permanecerá na diocese até o final de outubro, depois de celebrar seus 20 anos como Arcebispo de Madri.

A imprensa espanhola recordou que durante o encontro que os bispos espanhóis tiveram com o Papa no Vaticano, o Papa disse a Dom Osoro: “Tenho um nome para você, Dom Carlos: o peregrino”.

Dom Carlos Osoro é vice-presidente da Conferência Episcopal Espanhola e foi durante os últimos  5 anos Arcebispo de Valência. Tem 69 anos e foi aluno do Cardeal Rouco Varela na Universidade Pontifícia de Salamanca

Dom Osoro nasceu em Castañeda, Cantábria (Espanha) em 1945. É instrutor de Educação Física, formado em Magistério e licenciado em Ciências Exatas.

Ordenou-se sacerdote em 1973, com 28 anos. Dois anos mais tarde, em 1975, foi nomeado secretário geral de Pastoral da Diocese de Santander, delegado de Apostolado Secular e de Seminários e Pastoral Vocacional, e vigário geral de Pastoral. Em 1977 foi nomeado reitor do Seminário de Monte Corbán, onde esteve por 20 anos.  Em 1994 foi nomeado deão da Catedral de Santander.

Em 1997, São João Paulo II lhe nomeou bispo de Orense, em 2002, Arcebispo de Oviedo e sete anos depois, em 2009, foi nomeado por Bento XVI Arcebispo Metropolitano de Valência.