O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira o pedido de renúncia de Dom José Moreira de Melo ao governo pastoral da Diocese de Itapeva (SP). O Pontífice nomeou como sucessor o então Bispo coadjutor da mesma Diocese, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto.

Dom José Moreira de Melo apresentou seu pedido de renúncia em conformidade o cânon 401, parágrafo 1, do Código de Direito Canônico, que estabelece a renúncia por idade dos prelados.

Natural de São Paulo, o novo Bispo de Itapeva, Dom Arnaldo, nasceu em 11 de abril de 1967. Estudou Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras na UNISAL, em Lorena (SP) e Teologia no Instituto Teológico “Rainha dos Apóstolos” em Marília (SP). Frequentou cursos de Direção Espiritual no “Institute for Spiritual Leadership” em Chicago, nos Estados Unidos, e de Capelania Hospitalar no “Mater Misericordiae Hospital” em Dublin, na Irlanda. Além disso, obteve a Licenciatura em “Pastoral Counseling” na “Loyola University of Chicago”.

Dom Arnaldo recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de maio de 1997 e foi incardinado na Diocese de Araçatuba. Em seu ministério sacerdotal desempenhou as funções de pároco da Paróquia de São Brás, em Birigui (SP); vigário paroquial da Paróquia Saint Roman, em Chicago. Além disso, foi Diretor Espiritual do Instituto Teológico “Rainha dos Apóstolos” em Marília (SP). Atualmente, era Pároco da paróquia São Pedro Apóstolo, em Gabriel Monteiro (SP) e Reitor do Seminário Propedêutico de Araçatuba (SP).

Foi nomeado Bispo em 4 de maio deste ano e ordenado em 17 de julho. É o sexto Bispo da diocese de Itapeva, que foi criada em 2 de março de 1968 pelo Papa Paulo VI.