Na noite desta sexta-feira, 13 de abril, jovens da arquidiocese do Rio se reuniram no santuario nacional de adoração localizado na Igreja de Sant'ana para a 6ª Vigília dos Jovens Adoradores pré-JMJ. A Missa que precedeu a adoração eucarística foi presidida por Dom Antonio Augusto Dias Duarte, bispo Auxiliar do Rio, que destacou a importância dos jovens na Igreja e lamentou a decisão tomada esta semana pelo Supremo Tribunal Federal de legalizar o aborto dos bebês anencéfalos.

O evento que reuniu mais de uma centena de jovens cariocas que responderam ao convite do arcebispo da capital fluminense, Dom Orani João Tempesta, também pôde ser acompanhado pela Web TV Redentor, no site: aovivo.redentor.tv.br. A Vigília que durou até às 6 da manhã deste sábado, também contou coma presença da cantora Eliana Ribeiro (da Canção Nova) e foi realizada apenas um dia depois da descriminalização do aborto de anencéfalos na lei brasileira, decisão que os bispos do país, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), deploraram ao  afirmar em comunicado oficial que tal ação “é descartar um ser humano frágil e indefeso”.

Dom Antonio Augusto, que já teve ocasião de pronunciar-se contra a decisão dos ministros do supremo na última terça-feira, 10, do programa “Sala de Notícias em Debate”, transmitido pelo Canal Futura, pediu aos jovens cariocas comprometimento com a verdade.

“Vocês jovens devem dizer eu quero a verdade sobre a vida, sobre a familia. Quero a verdade que é Cristo. Eu quero a verdade para dizê-la às pessoas. Quero viver a verdade no amor, na sexualidade, na amizade”, disse o prelado.

Dom Antonio denunciou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) foi baseada em uma mentira. “Mentiram dizendo que a criança que a mãe está gestando está morta. Mentiram dizendo que o Estado é laico e que a Igreja não tem nada que dizer a sociedade. A Igreja é a barca que deve navegar no mundo mostrando o que é a verdade, que Cristo é a verdade. Vocês e eu estamos vivendo num mundo de pinóquios onde as pessoas mentem, mentem, mentem descaradamente”, afirmou o animador arquidiocesano da pastoral da juventude. “As pessoas estão representando o Pinóquio e acham que estão representando a verdade”, completou.

Em sua homilia o bispo destacou ainda a importância do jovem na Igreja referindo-se ao evangelho da liturgia de ontem em que João reconhece Jesus na praia e revela a Pedro. “Um jovem reconheceu Cristo. Um jovem deu a Pedro a indicação de Cristo. E, hoje, quem deve apontar o Cristo são vocês. Rezemos para que cada jovem tenha uma verdadeira paixão pela verdade e mostre Cristo pela sua vida verdadeira que não se deixa enganar por homens e mulheres, grupos e instituições”.

Para a jovem Luiza Cunha, de 23 anos, a realização da vigília da JMJ um dia após a decisão do Supremo foi providencia de Deus. “Se a gente não pode mudar a decisão do STF, a gente pode rezar para que ela não seja a verdade da sociedade, não seja praticada”, afirmou Luiza a ACI Digital.

Falando com a nossa agência, o estudante de medicina André Felipe, de 26 anos, também se manifestou contra a legalização do aborto de anencéfalos. Para ele, a decisão foi equivocada e “não apoiada na conduta ética nem médica atual”. De acordo com André, não há respaldo científico que afirme que as crianças estão destinadas a morrer logo após o parto. “Eu, como futuro médico, mesmo com a aprovação dessa lei, vou me negar a fazer o aborto”, afirmou o jovem.

Em entrevista exclusiva a ACI Digital antes da celebração, Dom Antonio afirmou que a decisão do STF é “totalmente contra a opinião do povo brasileiro”.

“Esta decisão foi tomada em cima de uma mentira, porque é uma grande mentira que a criança está morta, que ela tortura a sua mãe, que sua vida não tem valor. Nós não podemos considerar isso uma lei que obriga. Temos que ajudar essas mulheres porque elas serão um grande exemplo do que é a sociedade brasileira, este povo que acolhe”, afirmou o bispo em sua entrevista ao portal do grupo ACI em português.

Os jovens estiveram rezando e cantando toda a madrugada diante do Santíssimo Sacramento, apresentando diversas intenções durante a vigília, e entre elas, a realização da próxima Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Rio de Janeiro entre 23 e 28 de julho de 2013 com a presença do Papa.