Na sexta-feira, 23 de março, estreia o filme “Paulo, Apóstolo de Cristo”, dirigido por Andrew Hyatt, que explicou em uma entrevista ao Grupo ACI porque decidiu levar ao cinema a vida de São Paulo e das primeiras comunidades cristãs que sofreram perseguição.

“Deus colocou no meu coração o desejo de contar a história de São Paulo, ele é alguém muito próximo de mim”, disse o jovem diretor que em 2014 levou ao cinema a vida da Virgem Maria no filme “Cheia de Graça”.

Depois de alguns anos longe da fé e da Igreja, Hyatt se converteu graças à mulher que mais tarde se tornou sua esposa, a atriz Johanna Repsold.

Da admiração por este apóstolo e pela sua conversão, surgiu este filme que mostra os últimos momentos da vida de São Paulo, quando foi preso na prisão Mamertina de Roma, à espera para ser executado pelo imperador Nero.

Os protagonistas do filme são James Faulkner, que interpreta São Paulo, e Jim Caviezel, como São Lucas.

Diante da “enorme responsabilidade” de apresentar a história de São Paulo pela primeira vez no cinema, Andrew Hyatt assegurou ao Grupo ACI: “Sempre confiei que Deus me ajudaria”, porque um dos maiores desafios que enfrentou foi fazer um roteiro cinematográfico, fiel ao relato bíblico. Para isso, realizou uma profunda pesquisa histórica nas Escrituras e nos Atos dos Apóstolos.

“Queríamos ter certeza de que era um filme que contasse uma história verdadeira e confiável ao mundo”, destacou o diretor. Também disse ao Grupo ACI que pediu conselhos a “vários bispos católicos, pastores protestantes e rabinos judeus” a fim de que a história fosse a mais exata e fiel à Bíblia possível.

Segundo explicou, “às vezes o público fica decepcionado com os filmes sobre a Bíblia feitos em Hollywood, porque não refletem o significado da fé”.

O filme mostra as perseguições cruéis que as primeiras comunidades cristãs tiveram que enfrentar durante o mandato de Nero em Roma.

“Estávamos conscientes das grandes dificuldades que os cristãos dos primeiros séculos tiveram que enfrentar e, em alguns lugares do mundo, há pessoas que ainda vivem assim”, assegurou Hyatt. Destacou que foi uma decisão da equipe de direção do filme dedicá-lo a todos os cristãos perseguidos.

“Paulo, Apóstolo de Cristo” é o segundo filme religioso que este jovem diretor lança, depois de “Cheia de Graça”. Ele afirma que tem certeza de que “Deus colocará o próximo filme diante dele”.

“Neste momento, seria muito difícil para mim fazer um filme que não tivesse um impacto emocional e humano tão grande, que não tivesse uma mensagem para contar”, assegurou Haytt ao Grupo ACI e disse ainda que “Paulo, Apóstolo de Cristo” não é um filme só para cristãos.

“Espero que quem assista encontre um bom filme, que os encoraje e inspire. E quem não acredita, que o ajude a fazer-se perguntas profundas que de outra maneira talvez nunca teria se questionado”, sublinhou o jovem diretor.

Confira também: