Entre os dias 19 e 25 de junho  a Pastoral da Sobriedade da Diocese de Umuarama, no Paraná,  promovem a Semana Nacional Anti-Drogas, com o  lema  ‘Caminhando para um Mundo sem Drogas’.

Segundo os organizadores, os coordenadores paroquiais e agentes da pastoral prepararam atividades como palestras nas escolas, pedágio de rua, entrega de panfletos, show religioso e caminhadas com o  objetivo de conscientização.  “É preciso demonstrar aos jovens que a droga causa enormes malefícios e que é possível viver sem ela quando temos Deus como princípio de vida”, comenta o coordenador diocesano Antônio Cícero Russi.

Atualmente, a pastoral abrange cinco municípios: Umuarama, Altônia, Nova Olímpia, Maria Helena e São Tomé. Para 2006, segundo Russi, a idéia é elevar expressivamente o número de agentes e promover a reintegração de municípios que já estiveram inclusos na iniciativa, principalmente através do apoio dos párocos das respectivas localidades.

“Não é possível ficar acomodado diante de uma doença que está enraizada na sociedade, causando a infelicidade, o desânimo e a morte dos nossos jovens”. A exemplo de outras campanhas do gênero será amplamente utilizada a expressão ‘Vida Sim! Drogas Não’ (tema da Campanha da Fraternidade de 2001).