A Diocese de Tubarão (SC) divulgou uma nota de solidariedade aos atingidos pela tempestade e pelo chamado “tsunami meteorológico” no último domingo, 16, que causou a morte de uma criança.

“Estamos diante de mais uma catástrofe natural que deixou um rastro de destruição em Tubarão e outros municípios, inclusive com a morte da pequena Maria Clara de Souza, a maior perda”, assinala o comunicado assinado pela Coordenação Diocesana de Pastoral.

A menina de 7 anos estava com o pai em um carro que foi atingido por duas árvores tombadas sobre o veículo. O homem não sofreu ferimentos, mas foi internado em estado de choque.

A tempestade causou estragos na região sul de Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, os ventos atingiram 97 km/h no município de Araranguá. Milhares de casas foram destelhadas e muitos ficaram sem energia elétrica.

No Balneário Rincão, uma onda gigante foi posteriormente classificada pela Defesa Civil como um fenômeno cientificamente chamado de “tsunami meteorológico”, que ocorre quando uma quantidade de nuvens carregadas avança rapidamente. Nessa localidade, dezenas de veículos que estavam perto do mar foram submersos.

Nesse cenário, a Diocese de Tubarão, “ela própria vítima de muita destruição em sua estrutura física”, expressou sua solidariedade “com todos que se veem golpeados de alguma forma”.

“Não perder a esperança. Não desanimar. Ser solidário na dor. Ajudar o próximo. Este valor que já reergueu Tubarão em outros momentos é a grande riqueza que ajudará novamente na reconstrução de tudo o que foi destruído. Neste primeiro momento, recuperando o essencial. Depois, com mais serenidade, o que for possível”, acrescenta.

Além disso, a diocese informou ainda que “algumas atividades como a Escola de Teologia para Leigos e a Escola Bíblica estão suspensas, no momento, em consequência da grande destruição na Casa de Encontros Dom Anselmo e no Seminário Nossa Senhora de Fátima”.

Confira também: