Em um esforço por animar a população a substituir a comercialização do Natal por uma verdadeira devoção no tempo de Advento e Natal, a comunidade católica da Diocese de Speyer na Alemanha iniciou uma campanha para celebrar a São Nicolau.

A Federação de Juventude Católica Alemã (BDKJ) de Speyer se associou com outras organizações locais para difundir a devoção a São Nicolau de Mira, amigo e médico das crianças e de quem tem problemas. A campanha criou uma "zona livre de Papai Noel", recordando que a festa de São Nicolau se celebra a cada 6 de dezembro e sustenta que este santo representa a generosidade, a caridade e o serviço desinteressado.

São Nicolau foi bispo de Mira, (agora Demre) na Turquia, e é conhecido por sua generosidade e seu amor às crianças. Uma das histórias mais famosas sobre o santo é que deu de presente –jogando por uma janela- bolsas de ouro a um homem pobre para que pudesse ter o dote de suas filhas e evitar que estas fossem vendidas como escravas. Diz-se que o ouro terminou nos sapatos da família, que estavam secando perto da chaminé. Por isso, em alguns países, os crianças deixam no Natal seus sapatos na porta, ou penduram suas meias na chaminé, com a esperança de receber um presente na véspera da festa do santo.

Katrin Naab, presidente da BDKJ de Speyer, recordou que "São Nicolau não tem nada a ver com a publicidade do homem de chapéu vermelho e branco".

A campanha "Zona livre de Papai Noel" inclui uma variedade de pôsteres, insígnias, cartões eletrônicos, um mercado natalino ao ar livre, assim como Missas para crianças, jovens e famílias na festa de São Nicolau.