“Chegou a hora de construir juntos a Europa que gira, não em torno da economia, mas da sacralidade da pessoa humana, dos valores inalienáveis”, foi a exortação feita pelo Papa Francisco nesta terça-feira em seu discurso ao Parlamento Europeu com sede na cidade de Estrasburgo (França). Nele o Pontífice também pediu aos membros do parlamento trabalhar para que o continente recupere sua identidade cristã.

O Parlamento Europeu é o órgão representativo dos 28 Estados membros da União Europeia, que engloba a mais de quinhentos milhões de cidadãos. É, portanto, um dos organismos mais importantes do continente europeu e de todo o mundo.

O Santo Padre chegou à cidade francesa às 10 horas desta manhã e começou seu discurso pouco depois de 10:30h. Sua  mensagem centrou-se na dignidade da pessoa e na missão que deve desempenhar a Europa para o bem do homem.

Com uma “mensagem de esperança e de ânimo”, o Papa Francisco começou sua alocução desenhando a situação atual da União Europeia, com seus problemas e tentativas de soluções. Assim, indicou que na atualidade “a uma União mais alargada, mais influente, parece contrapor-se a imagem duma Europa um pouco envelhecida e empachada, que tende a sentir-se menos protagonista num contexto que frequentemente a olha com indiferença, desconfiança e, por vezes, com suspeita”. “Hoje, falando-vos a partir da minha vocação de pastor, desejo dirigir a todos os cidadãos europeus uma mensagem de esperança e encorajamento”, afirmou o Santo Padre.

O Pontífice recordou que os Pais fundadores da União Europeia “desejavam um futuro assente na capacidade de trabalhar juntos para superar as divisões e promover a paz e a comunhão entre todos os povos do Continente. No centro deste ambicioso projeto político, estava a confiança no homem, não tanto como cidadão ou como sujeito econômico, mas no homem como pessoa dotada de uma dignidade transcendente.”

Do mesmo modo, assinalou que “a vós, legisladores, compete a tarefa de preservar e fazer crescer a identidade europeia, para que os cidadãos reencontrem confiança nas instituições da União e no projeto de paz e amizade que é o seu fundamento. Sabendo que, «quanto mais aumenta o poder dos homens, tanto mais cresce a sua responsabilidade, pessoal e comunitária» , exorto-vos a trabalhar para que a Europa redescubra a sua alma boa”, alentou o Papa Francisco.

Citando um autor anônimo do século II que escrevera que «os cristãos são no mundo o que a alma é para o corpo», o Pontífice afirmou que “a tarefa da alma é sustentar o corpo, ser a sua consciência e memória histórica”. “E uma história bimilenária liga a Europa e o cristianismo”, continuou.

“Uma história não livre de conflitos e erros, mas sempre animada pelo desejo de construir o bem. Vemo-lo na beleza das nossas cidades e, mais ainda, na beleza das múltiplas obras de caridade e de construção comum que constelam o Continente. Esta história ainda está, em grande parte, por escrever. Ela é o nosso presente e também o nosso futuro. É a nossa identidade.”, disse o Santo Padre entre as últimas palavras do seu discurso aos eurodeputados.

“A Europa tem uma necessidade imensa de redescobrir o seu rosto para crescer, segundo o espírito dos seus Pais fundadores, na paz e na concórdia, já que ela mesma não está ainda isenta dos conflitos”, afirmou.

“Queridos Eurodeputados, chegou a hora de construir juntos a Europa que gira, não em torno da economia, mas da sacralidade da pessoa humana, dos valores inalienáveis; a Europa que abraça com coragem o seu passado e olha com confiança o seu futuro, para viver plenamente e com esperança o seu presente. Chegou o momento de abandonar a ideia de uma Europa temerosa e fechada sobre si mesma para suscitar e promover a Europa protagonista, portadora de ciência, de arte, de música, de valores humanos e também de fé. A Europa que contempla o céu e persegue ideais; a Europa que assiste, defende e tutela o homem; a Europa que caminha na terra segura e firme, precioso ponto de referência para toda a humanidade!”, concluiu o Santo Padre.

A íntegra do discurso do Papa ao parlamento europeu está disponível no site oficial de notícias do Vaticano em português www.news.va/pt (http://www.news.va/pt/news/discurso-do-papa-francisco-ao-parlamento-europeu-e)