Diante de uma expectante quantidade de jovens que foram ao diálogo aberto realizado pela ACI Prensa esta tarde em Madrid, o diretor desta agencia católica Alejandro Bermúdez, assinalou que a mudança de paradigma tecnológico implica um grande desafio para a evangelização dos jovens atualmente.

Perante jovens de diversos países latino-americanos como a Venezuela, Costa Rica, México, Equador e Estados Unidos, entre outros, Bermúdez expôs a importância que tem para os católicos evangelizar os jovens através das novas tecnologias, especialmente nas redes sociais.

Alejandro Bermúdez recordou que em seus inícios ACI Prensa não tinha um site na internet e as notícias chegavam depois de vários dias a seus destinatários.

"Escrevíamos as notícias, corrigíamo-las e logo se imprimiam em um boletim. Este boletim tinha que ser dobrado logo, enviado por correio individualmente e em aproximadamente 7 ou 10 dias chegava a seu destino", assinalou Bermúdez no diálogo auspiciado também pelos Cavaleiros de Colombo no Bar VIP do Palácio dos Esportes em Madrid.

"Essas notícias –prosseguiu– eram notícias porque ninguém sabia ou tinha idéia delas porque o mundo era diferente e não havia a imediatez que a Internet permite agora. A gente não tinha idéia delas até que as via em seu boletim".

Atualmente, continuou, "assistimos a uma grande tendência anti-católica nos meios e à falta de pessoas que respondam adequadamente a eles". Isso, disse Alejandro Bermúdez, "representa um desafio para os jovens de hoje".

Diante do anti-catolicismo dos meios que durou os últimos 120 anos, afirmou o diretor da ACI Prensa, é agora a vez dos jovens podem e devem gerar conteúdo católico valioso e evangelizador.

"Abre-se uma nova época nos meios que poderia ser boa para os católicos, mas que também poderia seguir sendo mais do ataque anti-católico. chegou o momento em que todas as cartas são recolhidas e novamente embaralhadas. Nossa geração vai decidir se esta nova revolução tecnológica e mediática nos abrirá à nova evangelização ou será pior para a Igreja".

Alejandro Bermúdez recordou que quando o agora Papa Bento XVI era ainda o Cardeal Joseph Ratzinger, escreveu que a promessa de Cristo de que "as portas do inferno não prevalecerão sobre a Igreja", não era necessariamente uma afirmação triunfalista.

"O que quis dizer é que quando vier Jesus ao final dos tempos, haverá sem dúvidas um grupo de crentes para recebê-lo. Mas esse grupo poderia ser de quatro pessoas, escondidas debaixo das pedras. Esse pequeno grupo poderia ser a Igreja se é que não assumimos bem a tarefa de evangelizar os nossos coetâneos. Não acreditemos por isso que nós podemos deixar de nos preocuparmos".

Finalmente, o diretor do grupo ACI questionou os jovens: "Quando venha Jesus, o filho do homem, encontrará fé sobre a face da terra? Depende apenas de nós".