Mais de 1300 pessoas participam do III Congresso Nacional de Educação Católica do Brasil, que acontece na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). O evento teve início na quarta-feira, 15, e tem como tema “Mística, Conhecimento, Competências - Desafios e Oportunidades para a Educação Católica nas Culturas Contemporâneas”.

A programação se estende até o sábado, 18, e inclui palestras, fóruns, apresentação de oficinas, sessões de comunicações científicas e apresentações de pôsteres.

A primeira atividade do Congresso foi a Missa presidida pela Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo. Em sua homilia, ressaltou a importância das instituições de educação católica para o trabalho de evangelização. O prelado falou sobre a preparação de pessoas no sentido que percebam e reconheçam as dimensões da educação católica.

Participaram da cerimônia de abertura autoridades civis e religiosas, representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Conferência Interamericana de Escolas Católicas (Ciec), Organização Internacional de Educação Católica (OIEC), Anec, PUC e Rede Scholas. Após as apresentações iniciais, o presidente da Anec, Prof.Dr. Paulo Fossatti, exibiu um vídeo feito exclusivamente pelo Papa Francisco aos educadores brasileiros.

No primeiro dia do evento, também foi firmada a parceria entre a rede global do Papa Francisco Scholas Occurrentes e o Portal Futurum, único portal brasileiro a ser convidado a participar desta rede. Para assinatura simbólica do termo de parceria estava o superintendente do Portal Futurum, Leandro Klein, o coordenador de Educação Digital do Projeto do Papa, Daniel Stigliano, e o presidente da ANEC, Paulo Fossatti. Mais tarde, com a presença do diretor da Schollas Occurrentes, Enrique Palmeyro, o documento foi assinado oficialmente por todos.

A Rede Scholas é uma entidade educacional, lançado pelo Papa Francisco, na qual tecnologia, artes e esportes são usados para favorecer a integração social e da cultura do encontro.

O Portal Futurum foi criado em 2011 por entidades católicas Salesianas, Maristas, Lassalistas, pela Editora FTD e pela Anec, com o objetivo de contribuir com soluções de educação para a construção de uma sociedade ética e solidária.