“Afirmar a cultura da vida e o valor da família”, com este tema, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados e a Associação Nacional Pró -Vida e Pró-Família promovem o Seminário em Defesa da Vida e da Família, nesta quarta-feira, 10.

O evento contará com a participação de especialistas na área de vida e família que há anos acompanham as proposituras no Congresso Nacional, subsidiando parlamentares com informações atualizadas que favoreçam políticas públicas de valorização e promoção da família.

Para o Presidente da Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família e especialista em Bioética, Prof. Hermes Rodrigues Nery, “a batalha pela defesa da vida e da família se tornou mais intensa, tendo em vista a ação de forças políticas, econômicas e culturais que, há décadas se voltam contra a família, forças estas representadas por fundações internacionais, que buscam disseminar uma cultura contrária à lei natural, explicitada, por exemplo, pela agenda de gênero, tema esse que será abordado pelo especialista argentino Dr. Jorge Scala”.

A realização do seminário atende ao requerimento do deputado Diego Garcia (PHS-PR), que foi o relator do Estatuto da Família, aprovado pela Câmara, no ano passado. Subscreveram o requerimento os deputados Alan Rick (PRB-AC), Antonio Brito (PSD-BA), Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), Rôney Nemer (PP-DF), Carlos Gomes (PRB-RS) e Silas Freire (PR-PI).

Na justificativa do evento, os parlamentares explicam que, “efetivamente, a promoção da dignidade da família, dos direitos humanos, e a exposição de temas como educação para a família são o caminho mais seguro para o desenvolvimento da pessoa humana e da sociedade, em todos os seus níveis: espiritual, moral, social, político, econômico”.

Segundo os autores do requerimento, o seminário trará informações atuais e pertinentes para os parlamentares e também para a sociedade civil, permitindo melhor discernimento nas tomadas de decisões em elação às inúmeras propostas em tramitação na Casa relacionadas ao tema.

O Prof. Hermes Nery falará durante o evento sobre o tema “O Direito à Vida, primeiro e principal de todos os direitos humanos”. Ele abordará em sua alocução a petição pública lançada recentemente pela Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família na plataforma CitizeGo, a qual pede a destituição da Profª. Flávia Piovesan, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

Nomeada para chefiar a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos em maio deste ano, Piovesan reafirmou sua postura a favor da descriminalização do aborto, ressaltando que sua posição pessoal talvez não fosse a mesma do governo.

Outros participantes do seminário na Câmara dos Deputados serão: a Dra. Elizabeth Kippman, especialista em Bioética; parlamentares da Frente em Defesa da Vida e da Família; o Bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto; Dra. Lenise Garcia, presidente do Movimento Brasil Sem Aborto; Tiba Camargo, coordenador do Movimento Juntos pela Vida e missionário da Comunidade Canção Nova; Mariângela Consoli de Oliveira, presidente da Associação Guadalupe de atendimento a mães gestantes; dentre outros.

O evento é gratuito e ocorrerá no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, no dia 10 de agosto, das 9h às 18h.

Confira também: