Os fiéis cubanos e estrangeiros que desejam peregrinar à Basílica de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba, deverão cumprir com novas normas, entre as quais se destaca “ir vestidos segundo o respeito que merece a dignidade deste lugar sagrado”.

O anúncio foi feito pelo equipe pastoral da Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, onde “se conserva – para a devoção dos fiéis – sua imagem abençoada que nos acompanha ao longo de nossa história, há mais de 400 anos”, e onde peregrinar “é algo tradicional e querido pela maioria dos cubanos” e muito devotos estrangeiros.

“Vamos ao Santuário é encontramos com Deus, para rezar por nossas necessidades e as de nossas famílias, e também para que haja paz, harmonia, justiça e prosperidade para todos os cubanos”, destacaram os responsáveis em um comunicado enviado ao Grupo ACI.

“Podemos dizer – sem medo de nos equivocarmos – que o Santuário do Cobre e seu entorno é o lugar com maior sentido espiritual e religioso para nosso povo, além de seu conteúdo histórico, cultural e social”, acrescentaram.

Nesse sentido, o comunicado indicou “que constitui um desafio garantir as condições de acolhida, respeito, silêncio e ambiente de oração próprios de um lugar sagrado. A experiência nos diz que, em certas ocasiões, se apresentam situações não desejáveis que é necessário corrigir e, na medida o possível, mudar. Este é o caso das roupas das pessoas que visitam o Santuário”.

“Em 2013, foram colocados vários cartazes informativos (que ainda permanecem) nas entradas do Santuário”, nos quais “se pede aos visitantes que ingressem no Santuário corretamente vestidos”, recordaram.

“As pessoas que trabalham no Santuário ou que servem como voluntários no mesmo indicam e dão ênfase sobre a importância de compreender e cumprir o que se pede, mas lamentavelmente há ocasiões em que tais indicações são ignoradas”, indicaram.

Por isso, “comunicamos que, na Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, foram colocadas em vigor novas normas que convidam os peregrinos e visitantes a ir vestidos segundo o respeito que merece a dignidade deste lugar sagrado. Por isso, fica estabelecido que as pessoas que não cumpram com tais normas não poderão entrar no Santuário”.

“Todos entendemos que o Santuário é um lugar de culto e oração que merece respeito. É necessário, portanto, que este respeito também se manifeste na forma de vestir dos visitantes (e se evite que os homens entrem de camiseta e as mulheres de blusa de alcinha ou transparências; assim como, ninguém de shorts ou bermudas ou saias acima dos joelhos)”.

Os responsáveis pediram aos fiéis e peregrinos “a lógica compreensão para que, com um profundo sentido do respeito ao sagrado, alcancemos o que desejamos para o benefício de todos”.

“Cooperemos todos para que aumente cada dia mais um clima de respeito e recolhimento que favoreça a oração e a relação filial para com nossa Mãe e Padroeira em seu Santuário-Basílica em El Cobre”, concluiu o comunicado.

Confira também: