O Cristo esculpido pelo sacerdote italiano Giulio Ricci, que estudou o Santo Sudário durante 50 anos e fez este trabalho a partir da imagem do Sudário, está exposto em Roma, a partir desta Quarta-feira de Cinzas.

O Cristo está exposto na exposição permanente sobre o Santo Sudário, no Pontifício Ateneo Regina Apostolorum, em Roma.

Esta imagem é idêntica a outra que também foi realizada pelo próprio Pe. Ricci, que está na Basílica da Santa Cruz de Jerusalém.

O professor Antonio Cassanelli, responsável pelo Centro Romano de Sindonologia Giulio Ricci, comenta que, “ao realizar este crucifixo do sudário, Monsenhor Ricci reconstruiu fielmente as medidas, a posição, as feridas e o corpo de Jesus na cruz, assim como testemunha o Santo Sudário”.

Em sua opinião, “rezando diante do crucifixo do Sudário, podemos contemplar ‘o Crucificado’, em toda a sua realidade dramática, assim como o viu Maria e João aos pés da cruz, e ver como é grande o amor de Jesus por nós”.

Mons. Giulio Ricci nasceu em 17 de fevereiro de 1913, na Itália. Foi ordenado sacerdote em 26 de julho de 1936.

Foi diretor espiritual no Seminário de Assis, Mestre de Cerimônias na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e Oficial na Congregação dos Bispos no Vaticano.

A partir de 1982, foi presidente do Centro Romano da Sindonologia e esculpiu o primeiro crucifixo do Santo Sudário.

Entre seus livros estão ‘O homem do Sudário’, ‘O homem do Sudário é Jesus’, ‘Via Sacra segundo o Sudário’ e ‘O Santo Sudário’.

O sacerdote faleceu em 6 de fevereiro de 1995, depois de muitos anos de serviço à Igreja, dos quais 50 anos foram dedicados a estudar o Santo Sudário.

Confira também: