O diretor das Pontifícias Obras Missionárias da Turquia, Pe. Martin Kmetec, disse que "o brutal assassinato" de Dom Luigi Padovese "simbolicamente decapitaram a Igreja na Turquia"; entretanto, afirmou que este fato "não nos deixa sem esperança" os cristãos turcos.

"Como comunidade cristã sofremos um golpe muito duro. Dom Padovese era muito querido e apreciado por todos. Decapitando ele, simbolicamente decapitaram a Igreja. Os cristãos têm medo, estão aterrorizados, e inclusive desconcertados depois deste trágico fato. Hoje nossa situação é muito difícil", expressou o sacerdote à agência vaticana Fides.

O missionário indicou que as minorias religiosas não se sentem protegidas, apesar das garantias do Governo, pois "embora sua situação legal começasse a melhorar como resultado de uma série de reformas, ainda há problemas nas questões práticas".

"A morte de Dom Padovese, entretanto, não nos deixa sem esperança", afirmou, porque "somos conscientes de que a maioria da população turca nos aceita e quer nos defender. Por outro lado compartilhamos a sorte dos cristãos em muitas áreas do Oriente Médio, submetidos a pressões e a violência de diversas índoles. Mas não deixamos de confiar na Providência".