Um novo relatório detalhou que os crimes de ódio contra os cristãos na Índia aumentaram 40% no primeiro semestre de 2020, apesar da quarentena nacional decretada para conter a pandemia de coronavírus.

Em um relatório divulgado em 29 de julho, o grupo ecumênico Persecution Relief assinalou que documentaram 293 incidentes entre janeiro e junho, que incluem seis casos de assassinato e cinco de estupro.

Em comparação com "208 incidentes no ano passado, este ano houve um aumento desconcertante de 40,87%, apesar da quarentena nacional total que foi imposta por quase três meses", acrescentou.

De acordo com a Universidade Johns Hopkins, a Índia tem quase dois milhões de casos confirmados de coronavírus e mais de 35 mil mortes pelo vírus, ocupando o terceiro lugar nos países mais afetados pela COVID-19 em todo o mundo.

O Governo do país decretou uma quarentena total em 25 de março e a estendeu até 31 de maio, quando a retomada das atividades começou por fases.

O grupo disse que "o estado mais hostil contra os cristãos" é Uttar Pradesh, no norte da Índia, onde ocorreram 63 crimes de ódio, e acusou as autoridades locais de ajudar os extremistas.

O segundo estado com mais casos é Tamil Nadu, no sul do país, com 28 incidentes; depois segue Chhattisgarh, no centro-leste, com 22 casos.

O Persecution Relief, fundado por Christian Shibu Thomas, documentou mais de 2 mil incidentes desde sua criação em 2016.

Thomas assinalou que "a crueldade desses crimes expõe a mentalidade e a atitude prejudiciais" dos extremistas religiosos e que a "campanha aterrorizante e perigosa do nacionalismo religioso e da intolerância atingiu o pico" em novos atos desumanos.

Segundo detalha a organização beneficente Open Doors, a Índia é classificada como o 10º país a registrar o maior número de perseguições contra os cristãos do mundo.

A organização assinalou que a perseguição às minorias religiosas aumentou desde que o partido nacionalista hindu Bharatiya Janata ganhou o poder em 2014, com milhares de incidentes a cada ano. Além disso, acusou o partido no poder de permitir que extremistas ataquem cristãos com impunidade.

Em abril, a Comissão dos Estados Unidos para a Liberdade Religiosa Internacional pediu ao Departamento de Estado que coloque a Índia em uma lista de "países de preocupação especial" em consequência dos ataques às minorias.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: