Carregando...
Construir um mundo mais humano, pede o Papa na renovada Biblioteca Apostólica Vaticana

Vaticano, 20 Dez. 10 / 05:46 pm (ACI).- Em sua visita de uma hora à renovada Biblioteca Apostólica Vaticana na manhã de hoje, o Papa Bento XVI fez votos para que os investigadores que procuram a verdade “orientem seus esforços à construção de um mundo mais humano”.

Em 11 de novembro passado, o Santo Padre escreveu uma carta ao Arquivista da Santa Igreja Romana, Cardeal Raffaele Farina, a quem assinalou que a Biblioteca Apostólica Vaticano reaberta em setembro depois de um longo período de restauração  “é um lugar eminente da memória histórica da Igreja” e “um meio precioso” que ajuda o Pontífice no desenvolvimento de seu ministério.

Bento XVI visitou as diversas áreas renovadas. Uma destas é a área informática, que facilita a consulta e a investigação dos usuários, além de sistemas de segurança para os grandes arquivos e tesouros que ali se conservam.

O Santo Padre iniciou seu percurso por volta de 11:00 a.m. e foi recebido pelos membros do Conselho da Biblioteca, encabeçados pelo Cardeal Farina. Na entrada do edifício fez uma oração inicial.

Nela o Santo Padre disse: “grande é, Senhor nosso Deus. Escutai nossa oração e abençoai a quantos freqüentarão esta Biblioteca Apostólica para cultivar as ciências e as artes. Fazei que, os honestos indagadores do que é verdadeiro, iluminados pela sabedoria de vosso Verbo, orientem seus esforços à construção de um mundo mais humano”.

Continuando, informa Rádio Vaticano, foram apresentados ao Papa os distintos trabalhos realizados em toda a estrutura, para logo iniciar a percorrer cada uma das áreas e grandes salões onde Bento XVI pôde compartilhar com os numerosos empregados da biblioteca. Ao concluir sua visita o Santo Padre reiterou a importância e o significativo trabalho desta instituição para a Sé Apostólica e a Igreja universal e repartiu sua bênção apostólica.

Sobre a Biblioteca Vaticano, o Vice-prefeito Ambrogio Piazzoni comenta que neste lugar se conservam textos fundamentais como manuscritos da Bíblia e que sua função não é somente religiosa e sim um serviço a toda a humanidade.

A origem da Biblioteca Apostólica Vaticana se remonta ao século IV, período no qual o arquivo de documentos e textos se conservavam no chamado Scrinium da Igreja Romana. Não foi se não até o século VIII, durante o pontificado do Adriano I que se instituiu a figura do Bibliotecário da Igreja Romana.

No século XIII muitos volumes da biblioteca estavam dispersos entre as distintas sedes pontifícias de Perugia, Assis e Avignon (França) a razão pela qual o Papa João XXII a reconstituiu e se enriqueceu ainda mais com a volta dos Papas a  Roma.

O início da história moderna da Biblioteca se coloca com o pontificado de Nicolau V quem por volta de 1450 decidiu abrir à consulta dos estudiosos os códigos latinos, gregos e hebreus, cuja coleção tinha sido ampliada notavelmente. 

Atualmente os investigadores podem consultar um patrimônio de mais de 150 mil manuscritos, um milhão de livros, 300 mil moedas e medalhas e mais de 100 mil imagens e incisões.

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Out
31

Católico em dia

31 de outubro de 2014

  • Você sabia que: O Colégio Cardenalício conta atualmente com 23 cardeais nomeados por Paulo VI, dos quais somente 10 têm menos de 80 anos.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: