Carregando...
Construir um mundo mais humano, pede o Papa na renovada Biblioteca Apostólica Vaticana

Vaticano, 20 Dez. 10 / 05:46 pm (ACI).- Em sua visita de uma hora à renovada Biblioteca Apostólica Vaticana na manhã de hoje, o Papa Bento XVI fez votos para que os investigadores que procuram a verdade “orientem seus esforços à construção de um mundo mais humano”.

Em 11 de novembro passado, o Santo Padre escreveu uma carta ao Arquivista da Santa Igreja Romana, Cardeal Raffaele Farina, a quem assinalou que a Biblioteca Apostólica Vaticano reaberta em setembro depois de um longo período de restauração  “é um lugar eminente da memória histórica da Igreja” e “um meio precioso” que ajuda o Pontífice no desenvolvimento de seu ministério.

Bento XVI visitou as diversas áreas renovadas. Uma destas é a área informática, que facilita a consulta e a investigação dos usuários, além de sistemas de segurança para os grandes arquivos e tesouros que ali se conservam.

O Santo Padre iniciou seu percurso por volta de 11:00 a.m. e foi recebido pelos membros do Conselho da Biblioteca, encabeçados pelo Cardeal Farina. Na entrada do edifício fez uma oração inicial.

Nela o Santo Padre disse: “grande é, Senhor nosso Deus. Escutai nossa oração e abençoai a quantos freqüentarão esta Biblioteca Apostólica para cultivar as ciências e as artes. Fazei que, os honestos indagadores do que é verdadeiro, iluminados pela sabedoria de vosso Verbo, orientem seus esforços à construção de um mundo mais humano”.

Continuando, informa Rádio Vaticano, foram apresentados ao Papa os distintos trabalhos realizados em toda a estrutura, para logo iniciar a percorrer cada uma das áreas e grandes salões onde Bento XVI pôde compartilhar com os numerosos empregados da biblioteca. Ao concluir sua visita o Santo Padre reiterou a importância e o significativo trabalho desta instituição para a Sé Apostólica e a Igreja universal e repartiu sua bênção apostólica.

Sobre a Biblioteca Vaticano, o Vice-prefeito Ambrogio Piazzoni comenta que neste lugar se conservam textos fundamentais como manuscritos da Bíblia e que sua função não é somente religiosa e sim um serviço a toda a humanidade.

A origem da Biblioteca Apostólica Vaticana se remonta ao século IV, período no qual o arquivo de documentos e textos se conservavam no chamado Scrinium da Igreja Romana. Não foi se não até o século VIII, durante o pontificado do Adriano I que se instituiu a figura do Bibliotecário da Igreja Romana.

No século XIII muitos volumes da biblioteca estavam dispersos entre as distintas sedes pontifícias de Perugia, Assis e Avignon (França) a razão pela qual o Papa João XXII a reconstituiu e se enriqueceu ainda mais com a volta dos Papas a  Roma.

O início da história moderna da Biblioteca se coloca com o pontificado de Nicolau V quem por volta de 1450 decidiu abrir à consulta dos estudiosos os códigos latinos, gregos e hebreus, cuja coleção tinha sido ampliada notavelmente. 

Atualmente os investigadores podem consultar um patrimônio de mais de 150 mil manuscritos, um milhão de livros, 300 mil moedas e medalhas e mais de 100 mil imagens e incisões.

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Abr
20

Católico em dia

20 de abril de 2014

  • Você sabia que: O Colégio Cardenalício conta atualmente com somente um cardeal nomeado por João XXIII, o Cardeal austríaco Franz Koenig, de 95 anos.

Videos

A falta de oração leva à mediocridade espiritual
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé
Bento XVI: O concílio e a beleza da nossa fé
A oração jamais pode ser feita de modo individualista

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: