O Bispo da Diocese do Funchal, Dom António Carrilho, afirmou ter recebido com “grande consternação e emoção” a notícia da queda de uma árvore na freguesia do Monte, que provocou a morte de 13 pessoas e deixou 49 feridos, segundo o Conselho de Governo regional.

A tragédia ocorreu durante as celebrações em honra de Nossa Senhora do Monte, considerado um dos acontecimentos religiosos mais importantes da Ilha da Madeira, em Portugal, enquanto os fiéis aguardavam a saída da procissão.

De acordo com o comunicado do Conselho de Governo regional, dos 49 feridos, seis estão em estado grave, quatro são estrangeiros: alemães, húngaros, franceses e um holandês que já teve alta hospitalar. Foram decretados três dias de luto.

“Quase a terminar a celebração da Eucaristia da Festa da Senhora do Monte e prestes a sair a tradicional procissão, fomos surpreendidos com a informação da queda de uma árvore de grande porte, que havia atingido vários peregrinos, com suspeita de alguns mortos”, contou o Prelado que presidia a Missa da padroeira da Diocese do Funchal.

No comunicado publicado no site da Diocese, expressou que “foi com grande consternação e emoção que tomámos conhecimento da gravidade do sucedido, cancelando de imediato a procissão e unindo-nos numa prece conjunta a Nossa Senhora do Monte, ali presente diante de nós”.

Dom Carrilho logo entrou em contato e conversou “com as pessoas ali presentes e mais diretamente afetadas”, a fim de expressar a “profunda solidariedade e comunhão no sofrimento e na tristeza, que toca bem fundo os corações de todos nós”.

“A fé que nos anima em momentos de alegria, constitui também uma força interior nas horas de maior dificuldade: é a força da união, da amizade, da entreajuda fraterna, uma força que se traduz na comunhão espiritual e na oração”, manifestou.

Segundo o Bispo, ao final da Missa, rezaram “por todos, ainda junto da Senhora do Monte”. Agora, “quando se torna mais conhecida a dimensão da trágica”, indicou, “são muitas as mensagens de solidariedade e condolências, que nos chegam de vários pontos do nosso país, incluindo de vários Bispos e do Reitor do Santuário de Fátima, que nos assegura a oração dos fiéis”.

Após o ocorrido no Funchal, o Reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, enviou um comunicado a todos os capelães, afirmando que o Santuário “não podia ficar indiferente diante de tal tragédia”. Por isso, decidiu unir-se “em oração a esta intenção”.

“Amanhã, quarta-feira, em todas as celebrações oficiais do Santuário rezaremos pelas vítimas mortais para que o Senhor as receba no seu reino; pelos familiares, para que encontrem no Senhor o consolo, nesta hora de dor, e  pelos feridos para que recuperem a saúde”, disse o Reitor.

Por sua vez, o Bispo do Funchal também convidou “todos os diocesanos à comunhão da oração por todas as vítimas da tragédia, pelos feridos, pelos mortos e suas famílias, e também por todos os envolvidos no socorro imediato das vítimas”.

“Manifesto a mais profunda comunhão e solidariedade com todos, na fé e na oração da esperança”, concluiu.

Confira também: