Carregando...
Considerar a inspiração de Deus é decisivo para entender a Bíblia, afirma Bento XVI

Vaticano, 21 Abr. 12 / 10:07 am (ACI).- A inspiração de Deus é decisiva para entender as Sagradas Escrituras, que não ficam confinadas ao escrito mas têm uma força de chamada direta e concreta transmitida através da tradição da Igreja Católica, explicou o Papa Bento XVI.

Em uma mensagem enviada à Pontifícia Comissão Bíblica que ontem concluiu sua assembléia plenária no Vaticano dedicada ao tema "Inspiração e verdade na Bíblia", o Papa ressalta que este tema é fundamental para "uma hermenêutica correta da mensagem bíblica".

No texto enviado ao Cardeal William Levada, Presidente da Comissão e Prefeito para a Congregação para a Doutrina da Fé, o Papa ressalta que "a inspiração como ação de Deus faz que nas palavras humanas se expresse a Palavra de Deus. Em conseqüência, o tema da inspiração é decisivo para o adequado enfoque das Sagradas Escrituras".

"Efetivamente, uma interpretação dos textos sagrados que relega ou esquece sua inspiração não tem em conta sua característica mais apreciável e importante, quer dizer, sua procedência de Deus", acrescenta.

"Pelo carisma da inspiração, os livros da Sagrada Escritura possuem uma força de chamada direta e concreta. Mas a Palavra de Deus não fica confinada no escrito. Se o fato da Revelação conclui com a morte do último apóstolo, a Palavra revelada continuou sendo anunciada e interpretada pela Tradição viva da Igreja".

Por isso, prossegue o Papa, "a Palavra de Deus fixada nos textos sagrados não é um depósito inerte dentro da Igreja, mas se transforma em regra suprema de sua fé e potência de vida".

"A Tradição que encontra suas origens nos apóstolos progride com a ajuda do Espírito Santo e cresce com a reflexão e o estudo dos fiéis, com a experiência pessoal de vida espiritual e a predicação dos bispos", assegura.

Daí que seja necessário aprofundar no estudo do tema da inspiração e a verdade da Bíblia, já que é "essencial para a vida e a missão da Igreja que os textos sagrados sejam interpretados segundo sua natureza; e a Inspiração e a Verdade características constitutivas dessa natureza".

Para terminar, Bento XVI manifesta sei apreço pela atividade da Comissão Bíblica na promoção do conhecimento, do estudo e da acolhida da Palavra de Deus no mundo.

Etiquetas: Bento XVI, Sagrada Escritura

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Set
22

Católico em dia

22 de setembro de 2014

  • Você sabia que: O Colégio Cardenalício conta atualmente com 23 cardeais nomeados por Paulo VI, dos quais somente 10 têm menos de 80 anos.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: