Carregando...
Considerar a inspiração de Deus é decisivo para entender a Bíblia, afirma Bento XVI

Vaticano, 21 Abr. 12 / 10:07 am (ACI).- A inspiração de Deus é decisiva para entender as Sagradas Escrituras, que não ficam confinadas ao escrito mas têm uma força de chamada direta e concreta transmitida através da tradição da Igreja Católica, explicou o Papa Bento XVI.

Em uma mensagem enviada à Pontifícia Comissão Bíblica que ontem concluiu sua assembléia plenária no Vaticano dedicada ao tema "Inspiração e verdade na Bíblia", o Papa ressalta que este tema é fundamental para "uma hermenêutica correta da mensagem bíblica".

No texto enviado ao Cardeal William Levada, Presidente da Comissão e Prefeito para a Congregação para a Doutrina da Fé, o Papa ressalta que "a inspiração como ação de Deus faz que nas palavras humanas se expresse a Palavra de Deus. Em conseqüência, o tema da inspiração é decisivo para o adequado enfoque das Sagradas Escrituras".

"Efetivamente, uma interpretação dos textos sagrados que relega ou esquece sua inspiração não tem em conta sua característica mais apreciável e importante, quer dizer, sua procedência de Deus", acrescenta.

"Pelo carisma da inspiração, os livros da Sagrada Escritura possuem uma força de chamada direta e concreta. Mas a Palavra de Deus não fica confinada no escrito. Se o fato da Revelação conclui com a morte do último apóstolo, a Palavra revelada continuou sendo anunciada e interpretada pela Tradição viva da Igreja".

Por isso, prossegue o Papa, "a Palavra de Deus fixada nos textos sagrados não é um depósito inerte dentro da Igreja, mas se transforma em regra suprema de sua fé e potência de vida".

"A Tradição que encontra suas origens nos apóstolos progride com a ajuda do Espírito Santo e cresce com a reflexão e o estudo dos fiéis, com a experiência pessoal de vida espiritual e a predicação dos bispos", assegura.

Daí que seja necessário aprofundar no estudo do tema da inspiração e a verdade da Bíblia, já que é "essencial para a vida e a missão da Igreja que os textos sagrados sejam interpretados segundo sua natureza; e a Inspiração e a Verdade características constitutivas dessa natureza".

Para terminar, Bento XVI manifesta sei apreço pela atividade da Comissão Bíblica na promoção do conhecimento, do estudo e da acolhida da Palavra de Deus no mundo.

Etiquetas: Bento XVI, Sagrada Escritura

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Set
1
  • Você sabia que: Os Consistórios podem ser ordinários ou extraordinários. No primeiro se reúnem somente os cardeais presentes em Roma, e no segundo, todos os do mundo, respectivamente.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: