O Conselho dos 9 Cardeais que assessoram o Papa Francisco na reforma da Cúria e outras questões se reuniu no Vaticano entre os dias 11 e 13 de dezembro para fazer um balanço das mudanças realizadas até o momento.

Em um briefing informativo, o porta-voz do Vaticano e diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, explicou que também discutiram sobre a reforma dos meios de comunicação e as atividades da Seção de Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Além disso, falaram acerca da importância dos jovens no dicastério para os Leigos, Família e Vida.

“Depois de falar sobre a formação dos núncios, o estabelecimento da Terceira Seção da Secretaria de Estado não entrou na agenda das conversas, mas é certo que foi tema de várias conversas informais”, disse Burke.

Também explicou que “a Cúria foi mencionada como instrumento de evangelização para o Papa e para as Igrejas locais” e “disseram novamente que o espírito de reforma não significa apenas refazer a estrutura e criar novos documentos, mas trabalhar sobre a mentalidade”. Nesse sentido, “falamos especialmente da Congregação para o Clero, da Congregação para a Evangelização dos Povos, da Congregação para a Educação Católica e do Pontifício Conselho para a Cultura”.

O Cardealnorte-americano Kevin J. Farrel, Prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, falou sobre a formação do novo dicastério (criado em 2016) e assinalou que se centrará na relação com os jovens em vista da Jornada Mundial da Juventude em 2019, no Panamá.

A próxima reunião do Conselho dos Cardeais será entre os dias 26 e 28 de fevereiro de 2018.

Confira também: