Uma das melhores formas de experimentar a alegria do Natal é ter um bom tempo de preparação para o nascimento do Menino Jesus. A escritora Patti Armstrong em seu novo livro detalha 17 dicas para viver bem o Advento e ter um coração pronto para a chegada do Salvador.

Em meio a uma sociedade que tenta silenciar a religião, o Advento representa um bom momento para fazer de Cristo o centro dos preparativos de Natal. Em seu livro "Benditos truques: maneiras práticas de viver sua fé e chegar ao céu" (Holy Hacks: Everyday Ways to Live Your Faith and Get to Heaven), Armstrong detalha diferentes dicas para viver diariamente perto de Deus e de olho na vida eterna.

Em uma nota escrita para a NCR, Armstrong explica alguns dos conselhos que aparecem em seu livro para viver bem o Advento.

1. Concentre-se em viver a espera

Enquanto o Natal se aproxima, devemos viver corretamente nossos momentos de espera, como o trânsito ou as longas filas. A autora comenta que esse tempo pode ser usado para rezar.

2. Seja agradecido pelo que tem

"Contemple os presentes que tem, como água potável, calefação e eletricidade, e tudo o que o rodeia, desde as comodidades até as pessoas”, assinala Armstrong.

3. Simplifique

Viva esse tempo com o "espírito do primeiro Natal", destaca a autora. "Se Jesus quisesse promover o consumismo, o Natal teria se desenvolvido em um centro comercial".

4. Monte o presépio

"Tenha um presépio", comenta. "Se fizer uma decoração externa, inclua um presépio ao ar livre”.

5. Não se esqueça da coroa do advento

"Tenha uma coroa em casa, acenda as velas enquanto reza diariamente", aconselha.

6. As músicas ajudam

"Cante músicas de Advento e canções de Natal para lembrar a razão desse tempo de espera", comenta.

7. Assista filmes

"Assista filmes sobre a verdadeira história do Natal", assinala Armstrong. Priorize aquelas que falam sobre o nascimento do Menino Jesus.

8. Envie mensagens para aqueles que estão sozinhos

A autora propõe uma dica para enviar cartões de Natal para as pessoas que estão sozinhas ou longe de sua família, como os soldados fora do país ou os prisioneiros. "Diga que você rezará por eles durante todo o ano novo”, acrescenta.

9. Construa um presépio de boas obras

Mais em

"Faça com que cada pessoa na casa acrescente um pedaço de palha no presépio cada vez que faça uma boa ação”, assinala Armstrong. Assim, Jesus terá uma cama macia para dormir no Natal.

10. Pendure uma meia para Jesus

"Encha-a com bilhetes e intenções de oração por Ele durante o Advento”.

11. Seja um amigo secreto

"Seja o amigo secreto de algum pai solteiro" ou alguma pessoa que precise.

12. Seja generoso

"Encontre maneiras de ser generoso com a família no Natal, cozinhando, dando e fazendo", detalha.

13. Não se esqueça dos sacerdotes

"Lembre-se de dar algo ao sacerdote da sua paróquia".

14. Doe com consciência

"Se vai doar brinquedos e roupas antes do Natal, não envie o que não serve para você", diz Armstrong. "Dê coisas que você ainda gosta."

15. Dê o “Natal em uma caixa”

Guarde um pouco de dinheiro e, aproveitando as ofertas depois do Natal, compre uma árvore, uma coroa e decoração natalina, “para presentear o ‘natal em uma caixa’ a um refugiado ou outra família no próximo ano”.

16. Ajude os pobres

"Quanto mais você dá, melhor se sente", comenta a autora. Faça um acordo com os amigos e com os familiares e reduza os gastos natalinos para dar este dinheiro aos que mais necessitam. Pode apoiar iniciativas locais de sua cidade.

17. Peça ajuda à Sagrada Família para santificar o seu Advento

Armstrong detalha a seguinte oração para confiar-nos à Sagrada Família:

“Querida Mãe Santíssima e São José, roguem para que cresçamos em santidade neste Advento. Jesus, leve-nos para mais perto de ti enquanto nos preparamos para celebrar o dia do seu nascimento”.

Confira também: