Desde que foi instalada em 2015 na Diocese de Villarrica (sul do Chile), a imagem da “Virgem do Menino por Nascer” prende a atenção e muitas vezes emociona as pessoas que passam por lá, pois transmite uma mensagem clara a favor da vida em meio ao debate atual sobre a lei do aborto no país.

A estátua de bronze de 1,80 metros constitui uma confissão de fé na Encarnação do Filho de Deus no ventre de Maria. Além disso, procura ser um hino à maternidade para que as mães possam recorrer a ela.

“A ideia surgiu na Terra Santa, durante uma peregrinação”, recordou Elena Pilar Palomino Borbón, escultora de Cádiz (Espanha), que fez a imagem.

Nesta peregrinação, em janeiro de 2015, Elena Palomino conheceu um grupo de chilenos com o Pe. Pablo Fernández-Martos, sacerdote espanhol que viveu em Villarrica.

“Ele me contou uma ideia que levava no seu coração, de uma Virgem grávida que estava relacionada à situação que vivia no Chile”, devido ao debate sobre o aborto, disse Palomino ao Grupo ACI.

Depois da peregrinação, o Bispo de Villarrica, Dom Francisco Javier Stegmeier, pediu para a artista elaborar a imagem e ofereceu-lhe a ajuda financeira.

Em 19 de fevereiro do mesmo ano, Elena começou a elaborar a escultura em um processo que teve 3 etapas: Estabelecer a estrutura, elaborar a figura de barro e, finalmente a sua fundição.

Para a artista, foi uma experiência de “proximidade a Deus e à Santissima Virgem do fundo do coração”.

“Todo o processo foi uma oração constante a Deus e a Virgem. Uma oração que alimentou a alma de um modo inexplicável e precioso, que me levou a amar cada dia mais o Senhor”, acrescentou.

Em relação aos símbolos da imagem, Elena explicou que “Deus é representado em suas três Pessoas, acompanhando sempre a Santíssima Virgem”.

“O Espírito Santo, no peito do Virgem Maria, está perto do seu coração. Deus Filho, no ventre da sua mãe, fazendo-se carne. Deus Pai em seu manto, a mão de Deus Todo-Poderoso, criador da vida”, descreveu.

Além disso, ressaltou que “o Menino se forma na Virgem e também se torna visível dentro da mão do seu Pai, representando também todas as vidas humanas criadas por Deus”.

A imagem chegou ao Chile no dia 10 de outubro de 2015.

Elena espera que o “Chile seja um país que consiga ir contra esta corrente do mal”, que é o aborto, pois “seria um exemplo extraordinário para muitos países, como tristemente a Espanha, onde permitimos, assim como muitos outros pela lei, matar as nossas crianças antes do seu nascimento”.

Confira também: