Depois de uma investigação exaustiva, a Congregação para a Doutrina da Fé no Vaticano definiu que as acusações de abusos sexuais contra o Bispo de São Felipe, Dom Cristián Contreras Molina, não são certas e que não existem elementos que o incriminem.

A informação foi divulgada hoje pelo Bispado de São Felipe em uma conferência de imprensa na qual se leu uma declaração pública sobre a conclusão da investigação anunciada em fevereiro deste ano, uma investigação que foi solicitada pelo mesmo bispo que sempre defendeu a sua inocência.

A declaração assinala que a Congregação para a Doutrina da Fé determinou que “estas acusações não são certas e estabeleceu a ausência de elementos que o incriminem”.

“Esta denúncia também foi objeto de uma investigação exaustiva em foro civil, disposta pelo Ministério Público, investigação que foi arquivada por falta de antecedentes”, precisa o texto. “Em ambas as indagações Dom Contreras Molina prestou a sua decidida e plena colaboração”, acrescentou.

Ante as perguntas da imprensa, o Prelado foi claro ao assinalar que não tem cabimento na Igreja os sacerdotes “que abusam dos menores, isto significa que eu sempre segui o protocolo da Igreja e isso indica que diante de qualquer denúncia é necessário seguir esse protocolo".

"Sempre disse que esta acusação era uma calúnia, agora estou tranquilo, não tenho dúvidas de que o povo de Deus sabe quem são os seus pastores e recebi todo o apoio da minha família, da comunidade e dos sacerdotes", indicou o Bispo de São Felipe.

A declaração indica também que “com fé e confiança em Jesus Cristo, o Bispo renova a sua adesão ao ministério que lhe foi confiado. Junto com agradecer a oração do Povo de Deus, continuará rezando por aqueles que lhe acusaram de delitos graves que ele mesmo denunciou de acordo com os procedimentos da Igreja”.

Com a conclusão da investigação canônica, Dom Contreras Molina disse que para ele se fecha este capítulo e que não falará das pessoas que o denunciaram falsamente.