O Natal pode parecer estar longe, mas a proximidade desta festa será recordada nesta quinta-feira, 27, com o lançamento da 12ª edição do Concurso de Contos Histórias de Natal, promovido pelo Centro de Estudos Culturais (CEC). Neste ano o concurso terá como tema “O Natal e a coragem do Evangelho”.

“Cada ano propomos aos contistas algum tema diferente, que tenha alguma relação com o Natal e que julgamos necessário para a nossa sociedade. Atentos aos apelos do Papa Francisco, que tem falado muito de uma ‘Igreja em saída’, queremos propor o tema da coragem, virtude moral necessária para viver um compromisso com o Bem e a Verdade, até mesmo em situações adversas”, explica Martín Ugarteche Fernández, diretor do CEC.

O projeto desse concurso nasceu em Petrópolis (RJ), como uma iniciativa evangelizadora e literária, hoje já alcança mais de 30 cidades, em diversas regiões do Brasil.  

Além de promover a criação literária entre crianças, jovens e adultos, o concurso tem como objetivo principal recuperar o sentido do Natal, entendido como comemoração do nascimento do Senhor Jesus em Belém.

“Os distintos personagens do relato bíblico do nascimento de Jesus nos mostram a valentia e a coragem próprias do Evangelho. Maria, José, os Pastores, os Sábios do Oriente e o próprio Jesus, saem da própria comodidade para se colocar a serviço do próximo, sendo fiéis à missão que Deus lhes confiava”, acrescentou o diretor do CEC.

Para Martín Ugarteche, o exemplo desses personagens “serviu de inspiração ao longo dos séculos para que mais homens e mulheres fizessem o mesmo, transformando-se em exemplo para todos”.

O lançamento do concurso acontecerá na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), às 20h. A participação no Concurso de Contos é gratuita e aberta para qualquer pessoa maior de 8 anos e residente em território brasileiro. Os participantes são divididos em três categorias: crianças, jovens e adultos. Os três primeiros de cada categoria ganham um kindle. Os cinco primeiros de cada categoria ganham certificado. A premiação e divulgação dos vencedores acontecerá no dia 11 de dezembro de 2015, no Palácio de Cristal, em Petrópolis. As inscrições podem ser feitas no site do Concurso (www.historiasdenatal.com.br), de 27 de agosto a 6 de novembro de 2015.

O Centro de Estudos Culturais (CEC) é uma associação de católicos de diversas áreas de atuação que, inspirados no Evangelho, buscam contribuir para a construção de um mundo mais justo, fraterno e reconciliado. Além de Histórias de Natal, no Brasil o CEC também promove o Concurso e Exposição Fotográficos Vida em Movimento (www.vidaemmovimento.org), grupos de estudo sobre a cultura brasileira e cursos de extensão em parceria com a Universidade Católica de Petrópolis.