O porta-voz da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, anunciou que no próximo Conclave serão usadas duas estufas dentro da Capela Sistina, uma para a fumaça negra e a outra para a fumaça branca ou "fumata bianca", que anuncia a eleição do novo Pontífice.

Desta maneira busca-se evitar a confusão que ocorreu em 1978, durante a eleição do João Paulo I, quando a fumaça que saiu era de cor cinza, e nas eleições de João Paulo II e Bento XVI, que ao princípio saiu cinza e demorou um certo tempo para fazer-se totalmente branca.

Conforme informou o porta-voz, ambas as estufas serão colocadas nos próximos dias. Enquanto isso, o pessoal especializado do Vaticano já começou a acondicionar a Capela Sistina para acolher o Conclave, cuja data de início ainda não foi fixada pelos cardeais.

Do mesmo modo, durante a terceira reunião preparatória foram mostradas as três urnas que serão usadas no Conclave. Uma servirá para introduzir os votos, a segunda para recolher os votos já escrutinados e a terceira se por casualidade algum eleitor ficar doente sem poder ir à Capela Sistina será levada até a residência Santa Marta, onde se alojarão, para que o purpurado enfermo possa depositar o voto.