A Comunidade Católica Jesus Menino, que acolhe pessoas com deficiência, vem sendo impactada pela pandemia de Covid-19, mas nas doações recebidas; por isso, decidiu promover uma campanha a fim de arrecadas recursos para manter os planos de saúde de seus filhos.

Atualmente com 43 acolhidos, esta comunidade católica de vida consagrada, na Diocese de Petrópolis (RJ), tem como carisma acolher Jesus Menino presente nas pessoas com deficiências. Vive da providência divina e da ajuda de voluntários que fazem suas doações.

O fundador da Comunidade, Antônio Carlos Tavares de Mello (conhecido como Tonio), adotou e adota crianças e jovens especiais, que na sua maioria vieram de gestações de alto risco ou até mesmo de tentativas de procedimentos abortivos e, por isso, tiveram sequelas físicas e/ou mentais.

Em declarações a ACI Digital, Tonio contou que, “com a pandemia, houve uma baixa nas doações financeiras de diversos amigos de outros países, que nos ajudam a pagar o plano de saúde de nossos 43 filhos”, que atualmente “soma R$ 27 mil” por mês.

Além disso, ressaltou que, “no atual momento da saúde no Brasil, precisamos deste plano de saúde para assegurar o bem-estar e desenvolvimento de nossos filhos”.

Hoje, a Comunidade Jesus Menino conta de 6 pessoas com atendimento home care e “hospital em casa para 5 filhos, que necessitam de enfermagem, médicos, fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia, além de toda estrutura hospitalar”.

Tonio citou alguns casos específicos, como o do pequeno Jean, considerado “um milagre de Deus e da medicina”, pois é anencéfalo e completará 9 anos em 26 de fevereiro. Para o menino, a comunidade tem uma CTI em casa.

“Ele é um milagre aos nossos olhos e, com todo esse cuidado em casa junto de nossa família, ele responde a esse carinho que envolve em comunhão a medicina e esse olhar de amor de Deus”, afirmou o fundador.

Outro caso que recordou é o do jovem Cleiton, de 32 anos. Há 9 anos, sofreu um acidente de moto e foi encontrado por Tonio “no CTI em abandono e coma”. “Veio a partir de uma oração e do meu encontro com ele. Acordou e voltou à vida. Hoje, anda com ajuda, interage e tem uma vida feliz”. Mas, “ainda depende de cuidados de enfermagem geral e outros profissionais”.

Diante dessa situação, a comunidade decidiu, então, criar uma campanha on-line de arrecadação de recursos para manter o plano de saúde de seus filhos mensalmente.

Cuidados frente à pandemia

Apesar da queda nas doações, Tonio indicou que, “graças a Deus”, a comunidade tem contato com a solidariedade de “diversos seguimentos” de Petrópolis, como “material de limpeza, alimentação, carne, frutas”.

Além disso, toda a comunidade vive “sob uma grande restrição” para evitar o contágio por coronavírus. “Também os funcionários que prestam trabalhos à comunidade estão sempre em formação e passam por todos os cuidados diariamente com  tudo o que é pedido para este momento”, disse.

Sendo uma comunidade católica de vida consagrada, Tonio ressaltou que também os consagrados da Jesus Menino estão vivendo este tempo de pandemia com cuidado. “Em família, procuram se manter em casa, com poucas saídas, para evitar outros locais”.

Do mesmo modo, a vida espiritual também tem ganhado especial atenção nestes dias. “Estamos vivendo uma vida muito intensa de oração e entrega”, assinalou Tonio.

Segundo ele os ofícios diários, o santo rosário e a comunhão diária “tem feito nossa vida caminhar nesse tempo com o olhar voltado para o céu, confiantes e agradecidos a todos por abraçarem conosco a vida”.

“Somos uma grande família de Deus e, neste ano dedicado a São José, queremos continuar a cumprir o chamado que um dia Deus me fez: cuide deles [das pessoas com deficiência] e fique aqui com eles”, expressou Tonio.

Por fim, completou o fundador da Jesus Menino: “A obra que o Senhor Deus me pediu, estou tentando viver com a minha entrega de vida. A continuidade dela compete a todos nós”.

Para colaborar com a campanha da Comunidade Jesus Menino, acesse AQUI.

Confira também:

Mais em