O Vaticano divulgou hoje: “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”. Este é o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2016, a ser celebrado no dia 8 de maio.

Através de um comunicado, o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais explicou que “a eleição do tema deste ano esteve determinada, claramente, pela celebração do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Sem dúvida, o Santo Padre quis que o Dia Mundial das Comunicações Sociais oferecesse uma ocasião propícia para refletir a respeito da sinergia profunda entre comunicação e misericórdia”.

Também recordam que “nos situamos no contexto de uma comunicação que é momento constitutivo da promoção da cultura do encontro”.

Neste sentido, asseguram que “todo homem e mulher de hoje, em sua própria comunicação, no gesto de sair ao encontro dos outros, deve estar animado por uma profunda dimensão de acolhida, de disponibilidade, de perdão”.

“O tema evidencia que uma boa comunicação pode abrir um espaço para o diálogo, para uma compreensão recíproca e a reconciliação, permitindo que desta maneira brotem encontros humanos fecundos”.

Além disso, o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais refere que o Papa Francisco ajuda novamente “a descobrir que no coração da comunicação existe, antes de tudo, uma profunda dimensão humana”, que “não é somente uma atual ou moderna tecnologia, mas uma profunda relação interpessoal”.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial promovida desde o Concílio Vaticano II e este é celebrado em muitos países por recomendação dos bispos do mundo inteiro em um domingo antes da festa de Pentecostes (em 8 de maio de 2016).

A Mensagem do Santo Padre para a Jornada Mundial das Comunicações Sociais é tradicionalmente publicada na festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos comunicadores (24 de janeiro).

Confira também:

Papa Francisco cria Secretaria para a Comunicação do Vaticano

http://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-cria-secretaria-para-a-comunicacao-do-vaticano-90233/