O Papa Francisco realizou ontem, 21 de maio, uma visita à paróquia de São Pedro Damião, em Roma, e respondeu a várias perguntas das crianças.

Uma das perguntas foi: Como fez para saber que tinha vocação sacerdotal?

O Santo Padre respondeu: “Eu tinha 16 anos e senti que o Senhor queria que eu fosse sacerdote. E aqui estou! Sou sacerdote. Esta é a resposta. Uma pessoa sente no seu coração”.

“Quando um menino sente no coração simpatia e depois essa simpatia continua, e sente amor por uma menina e logo ficam noivos e se casam, assim sente no coração quando o Senhor lhe diz: ‘Deve seguir em frente no caminho para ser sacerdote’. E foi assim que eu senti. Como se sentem as coisas belas da vida”.

O Papa também disse às crianças que “cada um de nós tem um lugar na vida”. “Jesus quer que alguns se casem, que formem uma família, e que outros sejam sacerdotes ou religiosas... Mas todas as pessoas tem um caminho na vida”.

Em 11 de março de 1958, Jorge Mario Bergoglio ingressou no noviciado da Companhia de Jesus (jesuítas), na Argentina. Terminou seus estudos no Seminário Jesuíta de Santiago, no Chile. Em 1963, ao regressar à Argentina, graduou-se em filosofia no Colégio São José, de San Miguel.

Entre 1964 e 1965, foi professor de literatura e psicologia no Colégio da Imaculada, em Santa Fe, e em 1966 ensinou as mesmas matérias no Colégio do Salvador, em Buenos Aires. De 1967 a 1970, estudou teologia no Colégio San José e obteve a licenciatura.

Em 13 de dezembro de 1969, foi ordenado sacerdote pelo Arcebispo Ramón José Castellano.

Confira também: