O julgamento contra o Cardeal George Pell, acusado de abusos sexuais de menores, começou na manhã de quarta-feira em Melbourne, Austrália, mediante uma visita preliminar na qual o Purpurado se declarou inocente das acusações.

O processo começou com uma sessão de apenas 6 minutos na preparação dos detalhes das declarações que serão ouvidas nas próximas sessões. O tribunal solicitou à polícia a entrega das provas contra o Cardeal para seus advogados. Isso deverá acontecer antes de 8 de setembro para que em 6 de outubro possa dar continuidade ao julgamento.

O Cardeal não falou diante do tribunal e foi seu advogado, Robert Richter, quem insistiu na inocência de seu defendido e anunciou que manterá esta posição.

O Purpurado, que recentemente se queixou de já ter sido condenado pelos meios de comunicação antes mesmo do começo do julgamento, teve que entrar na sala escoltado pela polícia, diante da pressão exercida por um grupo de pessoas que protestavam na porta da Corte.

No último dia 29 de junho, o Cardeal George Pell tornou pública sua renúncia como Prefeito da Secretaria de Economia da Santa Sé e anunciou que voltava para a Austrália para fazer frente às acusações contra ele.

Na coletiva de imprensa, o Cardeal afirmou: “Rechaço com força estas acusações que reforçam minha vontade de limpar meu nome”. Nesse sentido, insistiu que as acusações “são falsas” e explicou que informou ao Papa sobre tudo o que diz respeito a sua situação.

Confira também: