A Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) está dando novos passos na construção da Catedral Cristo Rei. Começaram a ser edificados neste mês os pilares que sustentarão a Praça das Famílias – esplanada do templo.

A edificação teve início após a conclusão da segunda laje no setor B da Catedral, formando o pavimento será o estacionamento.

Agora, os trabalhos vão se concentrar na edificação do terceiro e último pavimento desse setor, com a construção da terceira laje, que é a primeira parte da Praça das Famílias. Sobre essa laje estará o altar externo da Catedral da Catedral Cristo Rei.

Enquanto estão sendo construídas as colunas sobre a segunda laje, são preparados os moldes para a edificação da primeira parte da Praça das Famílias. Quando essa estiver concluída, ganhará forma o terceiro pavimento do setor B, que receberá a Cúria Metropolitana de Belo Horizonte e as sedes de instituições ligadas à Arquidiocese de Belo Horizonte, como a Sociedade Mineira de Cultura, a Mitra Arquidiocesana, a Fundação Mariana Resende Costa, dentre outras instituições.

Segundo o site da catedral, o templo será edificado no chamado Vetor Norte de Belo Horizonte e “ficará na periferia da Capital, lugar que é, ao mesmo tempo, epicentro de toda a Região Metropolitana”.

“Será presença estratégica, promoverá o desenvolvimento humano das comunidades mais pobres e, ao mesmo tempo, fortalecerá o compromisso com a solidariedade, em todos os 28 municípios que integram a Arquidiocese”, informam. 

Conforme o site, “sua infraestrutura servirá às obras sociais da Arquidiocese, desenvolvidas a partir das diversas pastorais, que se articulam e incentivam outras iniciativas nas paróquias e instituições diversas”.

A infraestrutura da Catedral contará, por exemplo, com um centro de acolhida que ficará aberto dia e noite, durante 24h, para amparar quem precisa de ajuda, pessoas em busca de apoio para superar a dependência química, famílias pobres do interior de Minas que estão na capital mineira para tratamento médico e não têm um lugar para o descanso, alimentação e cuidados com a higiene pessoal. 

Haverá também ambientes dedicados às pastorais sociais. Reunirá espaços para cursos gratuitos, exposições artísticas e culturais. 

A nave da Catedral Cristo Rei – a Tenda da Paz – poderá receber até cinco mil pessoas. A Praça das Famílias poderá reunir até 15 mil fiéis para celebrações, apresentações artísticas e culturais. Seu piso terá um grande rosário que, em cada uma de suas contas, reunirá o nome dos evangelizadores que, a partir das doações, ajudaram a edificar a Catedral.

Confira também: