Reunidos na 53ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos brasileiros vão participar neste sábado e domingo, dias 18 e 19 de Abril, de um retiro espiritual que tem por objetivo prepara-los para a eleição do novo presidente, vice-presidente e secretário-geral da entidade. O encontro, que teve início no dia 15 de Abril e acontece até o dia 24, em Aparecida (SP), conta com a presença do núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D´Aniello.

As eleições, que acontecem a cada quatro anos, serão realizadas em urnas eletrônicas, desenvolvidas pelo próprio departamento interno de TI da CNBB para acelerar as votações. Na eleição, também serão eleitos os bispos que estarão à frente das 12 comissões episcopais pastorais, além dos delegados para o Sínodo dos Bispos, que acontece em outubro no Vaticano, e para o Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM).

“Na CNBB existe um processo seletivo bem diferente do que acontece no mundo da política, porque não existem chapas apresentando propostas de governo. Na assembleia, primeiro aprovamos as diretrizes, ou seja, o plano de governo e depois elegemos aqueles que são considerados aptos para executar o que foi aprovado”, disse o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, durante a coletiva de imprensa.

Durante a 53ª AG, os bispos estarão conversando e refletindo sobre a necessária atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que é o tema central da assembleia. Está sendo debatido o papel da Igreja na sociedade, diante de situações gritantes de desigualdade social e injustiça que acontecem no Brasil, assim como as de conflito e violência que têm aumentado no Oriente Médio. Os bispos também estão dialogando sobre a importância do cristão leigo na evangelização, a partir do seu testemunho, para a transformação do mundo, tomando como base o texto aprovado em 2014 com o título: “Sal da Terra e Luz do mundo”.