Uma estátua do Templo Satânico  foi colocada entra uma árvore de Natal e um menorá na capital do estado de Illinois, nos Estados Unidos, a poucos dias da celebração do nascimento de Cristo.

A exibição mostra uma maçã sustentada por um braço rodeado por uma serpente, com a frase “o conhecimento é o maior presente” escrito na frente da base negra. A estátua satânica foi instalada na rotunda da sede do congresso local em Springfield.

Os organizadores disseram que o objetivo da mostra é “já não permitir que uma perspectiva religiosa domine o discurso na rotunda do Capitólio do Estado de Illinois durante esta temporada”.

Perto da apresentação, o governo local deixou uma explicação para o público na qual afirma que “a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos exige que o estado de Illinois permita exibições públicas e temporárias na capital do estado, sempre que estas exibições não sejam pagas com dólares dos contribuintes”.

Nesse sentido, já que o primeira andar da Rotunda do Capitólio é um lugar público, os oficiais estatais legalmente não podem censurar o conteúdo da mensagem escrita nem da exibição.

O Templo Satânico em Chicago realizou uma campanha em GoFundMe e a chamou “Snaketivity”, da união de “snake” (serpente) e “nativity” (Natal). O projeto já superou sua meta de 1.500 dólares e o excedente arrecadado será doado à organização satânica.

O Templo Satânico foi fundado em 2012 em Salem, Massachusetts. O grupo se descreve como não teísta e não acredita em um Satanás literal. Em seu site, a organização diz que seu objetivo é “exercer um agnosticismo razoável em todas as coisas”.

Entretanto, não é a primeira vez que esta organização realiza uma campanha semelhante. Em 2015, propuseram uma exposição no estado de Oklahoma. Pouco depois, um tribunal ordenou a eliminação de um monumento dos Dez Mandamentos nos terrenos do capitólio, e o pedido pelo templo foi retirado.

Confira também: