Neste final de semana, dias 25 e 26 de maio, as missas e celebrações da Solenidade da Santíssima Trindade houve coletas destinadas à Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, em todo o país. Uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a fim de ajudar nos custos da JMJ.

A coleta foi definida na 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada no mês de abril, em Aparecida, SP. "Somos convidados a fazer um gesto generoso para ajudar a Arquidiocese do Rio de Janeiro a enfrentar os imensos encargos necessários para a realização desse evento mundial da Juventude, no qual também receberemos com alegria o papa Francisco.", disse o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, em mensagem aos párocos de São Paulo, uma das maiores arquidioceses do mundo.

As contribuições serão distribuídas da seguinte maneira:  45% irão para o Instituto Jornada Mundial da Juventude; 30% para as Dioceses e Prelazias; 10% para o encontro Mundial dos Jovens Universitários, em Belo Horizonte(MG); 10% serão destinados a CNBB, para cobrir os gastos da peregrinação da Cruz da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora; e 5% para o Encontro Intereclesial de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), na Diocese de Crato (CE).

Em carta, o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, lembrou do compromisso firmado com o Papa Bento XVI, na missa de encerramento da JMJ em Madri no ano de 2011, onde o pontífice anunciou que a Jornada2013 seria na cidade do Rio de Janeiro. Este é "um grande convite à conversão", ressaltou o cardeal.

Os fiéis que não puderam comparecer as missas e Solenidades, também poderão enviar as suas contribuições:
Depósito identificado na Caixa Econômica Federal Ag: 2220
OP: 03 – CONTA CORRENTE: 200-0