Em razão do terremoto de 7,8 graus na escala Richter que atingiu o Equador no dia 16 de abril, afetando cerca de 720 mil pessoas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira lançaram a campanha SOS Equador, em solidariedade às vítimas.

A campanha visa atender ao apelo do Papa Francisco que pediu para que todas rezem por essas pessoas. “A ajuda de Deus lhes dará força e apoio neste momento difícil”, pediu o Pontífice na última semana.

O sismo que afetou o Equador foi a tragédia mais grave dos últimos 67 anos no país. De acordo com dados da Cáritas Equador, o terremoto provocou a morte de mais de 600 pessoas, cerca de 130 ainda estão desaparecidas e 26 mil ficaram desalojadas.

Em carta a presidência da CNBB e o presidente da Cáritas Brasileira, Dom João José Costa, Bispo Coadjutor de Aracaju, conclamam “as dioceses, paróquias, comunidades, congregações, colégios e todas as pessoas de boa vontade para a realização de uma grande corrente de oração e coletas de solidariedade em favor do Equador, lembrando tantas mães, pais e filhos falecidos nessa tragédia”.

Os recursos financeiros arrecadados com a Campanha SOS Equador serão destinados para ações de socorro imediato às vítimas, tais como água potável, alimentos, abrigos e atendimento a necessidades básicas, especialmente crianças, mulheres e pessoas com deficiências. Posteriormente, os recursos serão utilizados para a reconstrução das condições de vida da população afetada.

A coleta em solidariedade às vítimas será realizada por meio das seguintes contas bancárias, administradas pela Cáritas Brasileira em favor do povo equatoriano:

Banco do Brasil

Agência: 3475-4

Conta Corrente: 33.362-X

Caixa Econômica Federal

Operação: 003

Agência: 1041

Conta Corrente: 3824-6

Confira também: