O Arcebispo de Concepción (Chile), Dom Fernando Chomali, com o apoio de empresas privadas e doadores anônimos, iniciou o projeto Lavanderia Industrial 21, a primeira empresa para jovens com síndrome de Down na América do Sul.

O nome da empresa faz referência ao cromossomo 21 cuja alteração é justamente a que origina a Síndrome de Down.

São 10 os jovens com síndrome de Down, com idades entre 21 e 30 anos, que começarão a trabalhar na Lavanderia Industrial 21, em dois turnos e estarão encarregados de toda a linha de produção. Cada um receberá naturalmente um salário.

O projeto surgiu há dois anos, quando Dom Fernando Chomali decidiu repetir no Chile uma iniciativa bem-sucedida na Europa e Estados Unidos.

A equipe de 10 trabalhadores foi montada com jovens que se formaram em centros de capacitação, enquanto que as equipes, recursos e inclusive serviços de água e gás foram conseguidos graças a diversas doações de empresas do setor.

Em declarações ao Jornal de Concepção, Dom Chomali assinalou que com este projeto “conseguimos um milagre”.

“A lavanderia funciona muito bem, mas é, sobretudo, um sinal muito potente de que quando se dá oportunidades às pessoas, elas saem adiante, e que é possível reunir pessoas e empresários para motivá-los a fazer estes empreendimentos”, disse.

O Arcebispo chileno assinalou que “estas são instituições que têm a única finalidade de dar oportunidades e demonstrar que quando há trabalho, esforço, dedicação e perseverança, as coisas saem adiante”.

“Construir um mundo melhor é responsabilidade de todos, colocando o melhor de si mesmo. Por isso temos certeza que vai dar certo”, assegurou.

O Prelado advertiu que se o projeto não der certo “então a sociedade terá falhado. Se não funcionar, com todo o esforço que colocamos, se a indiferença nos superar, significa que a sociedade vai por outro caminho. Mas acho e estou seguro que vai ser excelente”.

Calcula-se que para que a empresa chegue a ser um projeto autossustentável deve receber 800 quilos por dia. Para cobrir esta quantidade, o projeto está procurando contatar clientes com demandas em quantidades industriais como lençóis, toalhas, cobertores de hotéis, entre outros produtos.

A lavanderia, que conta com quatro máquinas para lavar roupa e quatro secadoras de último modelo, localiza-se junto à paróquia Sagrada Família, entre as ruas Tucapel e Castellón, na cidade chilena de Concepção.