Carregando...
Chávez não estará na Venezuela no dia 10 de janeiro para a toma de posse (Atualizado)

CARACAS, 09 Jan. 13 / 05:20 am (ACI/EWTN Noticias).- A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), chamou nesta terça-feira às autoridades e à cidadania a "respeitar escrupulosamente" a Constituição porque é inaceitável manipular seu texto para alcançar um objetivo político.

Os bispos emitiram um comunicado horas antes que o vice-presidente venezuelano Nicolás Maduro informasse que Hugo Chávez não assistirá a toma de posse da quinta-feira 10 de janeiro devido ao tratamento pós-operatório que o tem internado em Havana (Cuba).

"Do respeito do estado de direito depende a estabilidade e a paz da República; entendendo que a vontade soberana do povo se expressa e se exerce no marco das normas da Constituição Nacional. Uma interpretação acomodatícia da Constituição para alcançar um objetivo político é moralmente inaceitável", expressou a CEV em seu comunicado de 8 de janeiro.

Os bispos indicaram que o estado de saúde do Chávez gerou inquietação e "com todo o povo nos solidarizamos com o Presidente e sua família neste momento difícil de sua enfermidade". Do mesmo modo, pediram que se informe "com claridade e veracidade sobre o estado e evolução da saúde" do mandatário por ser um tema de interesse público.

"O diálogo franco, aberto e respeitoso, que tenha como objetivo o total apego à Constituição e a defesa da soberania da Venezuela, deve continuar sendo o caminho para alcançar a superação dos diversos obstáculos que afetam nossa convivência cidadã e que nos podem levar a uma crise mais profunda", expressou a CEV.

Em seu comunicado, os bispos também abordaram as duas eleições realizadas no ano passado. Indicaram que embora tenham sido feitas de forma pacífica, "as reclamações pela falta de condições de equidade no desenvolvimento da campanha expõem a necessidade de uma revisão e absoluta imparcialidade do sistema eleitoral".

Do mesmo modo, advertiram "com preocupação que no conjunto de leis, denominadas do ‘Poder Popular’, faça-se uma ênfase no caráter ideológico das mesmas, e se introduzam conceitos como ‘socialismo’ e ‘estado comunal’, não contemplados no texto constitucional".

"A organização político territorial não pode construir-se sobre uma ideologia restritiva, porque atentaria contra a concepção do Estado plural, não excludente e democrático, consagrado pela Constituição", expressaram.

Finalmente, chamaram os fiéis a orar pela Venezuela e pediram a Deus que "derrame sua bênção sobre nosso país e nos conceda viver em um âmbito de liberdade, solidariedade, tolerância, fraternidade e paz", assim como a proteção de Nossa Senhora de Coromoto.

Etiquetas: Hugo Chávez, Conferência Episcopal Venezuelana

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Abr
17

Católico em dia

17 de abril de 2014

  • Você sabia que: O Alfa e o Ômega são a primeira e última letras do alfabeto grego e se utilizam para simbolizar a eternidade de Deus e a divindade de Cristo, princípio e fim.

Videos

A falta de oração leva à mediocridade espiritual
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé
Bento XVI: O concílio e a beleza da nossa fé
A oração jamais pode ser feita de modo individualista

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: