Centenas de milhares de peregrinos que pernoitaram no Vaticano para participar da cerimônia de canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII, organizaram-se em filas para visitar os túmulos dos dois novos santos dentro da Basílica de São Pedro.

Para que todos os peregrinos de Roma pudessem parar alguns minutos em oração ante o túmulo dos novos papas santos, a Basílica de São Pedro permaneceu aberta até às 10 da noite.

Os peregrinos despertaram a cidade de Roma com cânticos de louvor a Deus em direção à Praça de São Pedro e para os principais pontos da cidade, adaptados para a ocasião, com telões que retransmitiram a cerimônia ao vivo.

Em declarações ao Grupo ACI/EWTN Notícias, Feli Peñaranda, peregrina da Venezuela, explicou que foi uma das experiências mais emocionantes da sua vida. “Entramos às 5h30 da manhã (hora local) na Praça de São Pedro e foi uma experiência maravilhosa de fé. Eu peço a São João Paulo II que sempre proteja e acompanhe esta juventude para que sempre caminhemos por este caminho na fé e a João XXIII que sempre nos guia e interceda por nós”.

As bandeiras da Polônia foram as protagonistas da festa, mas também haviam outras, como a da Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, Brasil, Argentina, Espanha ou Líbano.

Da Praça de São Pedro, a Madre Doris Bustamante Ugarte, das Filhas da Divina Providência, e proveniente do Peru, explicou ao Grupo ACI/EWTN Notícias que depois da canonização se dirigirá a orar diante dos dois Papas. “Chegamos às 3h da madrugada, estamos cansadíssimas, mas vale a pena viver um acontecimento assim tão importante para a Igreja. Estar na canonização de dois Papas é uma coisa indescritível, algo muito grande, e tenho que agradecer Deus. No meu coração só há palavras de agradecimento ao Senhor”, disse.

O jovem João Paulo Soteldo, batizado com este nome em homenagem ao novo santo polonês, explicou ao Grupo ACI/EWTN Notícias que “é um orgulho levar o nome de um Papa tão importante para a Igreja”. “Agora iremos visitar o seu túmulo em São Pedro”, acrescentou.

“Estivemos fazendo adoração e depois viemos para esperar para entrar na basílica. É um momento histórico, nunca houve a canonização de dois Papas ao mesmo tempo. João Paulo II foi o nosso Papa e sempre nos disse que abríssemos as portas a Cristo e que não tivéssemos medo”, disse Esther García ao Grupo ACI/EWTN Notícias, natural da Espanha e que chegou acompanhada por um grupo de 55 jovens.