O Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, considerou que anúncio da aprovação da canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto vem completar a comemoração do centenário das aparições de Fátima, mas ressaltou que cabe ao Papa Francisco decidir a data da canonização.

“Consideraria que o centenário não estaria completo sem a canonização. Tinha essa esperança. Estamos a tempo que seja a 13 de maio, mas tudo é da exclusiva competência do Papa”, declarou o Prelado nesta quinta-feira, durante coletiva de imprensa na Casa Episcopal da Diocese de Leiria-Fátima.

O Papa Francisco aprovou hoje o decreto que reconhece o milagre atribuído à intercessão de ambos os irmãos, que juntos com Ir. Lúcia, foram testemunhas das aparições da Virgem em Portugal, em 1917.

Dom Marto disse acolheu com “enorme satisfação a notícia da aprovação do milagre”. O Prelado reconheceu que o anúncio não foi uma surpresa, pois “tinha uma esperança confiável”. No entanto, assumiu, “devo confessar que fui apanhado de surpresa no que toca a data, não esperava que fosse tão cedo”.

“Depois disto – esclareceu –, falta uma etapa, decisiva, que compete ao Santo Padre: escolher a data e o local da canonização”. Portanto, reforçou que é preciso esperar o consistório marcado para o dia 20 de abril para confirmar essas informações.

Presente na coletiva, a postuladora da causa, Ir. Angelo Coelho, também sublinhou a “feliz coincidência esta canonização ser no ano do Centenário”. Além disso, chamou a atenção para o fato de Francisco e Jacinta se tornarem os santos mais jovens não mártires na história da Igreja.

A religiosa confirmou que o milagre que levará à canonização dos pastorinhos diz respeito à cura milagrosa de uma criança brasileira, porém, não pôde dar mais detalhes.

Por sua vez, o reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, expressou o “grande regozijo que abre portas para a canonização destas duas crianças que são parte integrante da mensagem e da história de Fátima”.

“É a melhor das notícias no Centenário das aparições, vem sublinhar por esta via da santidade uma mensagem que mantém toda a atualidade”, completou.

Confira também: