Os Cavaleiros de Colombo, a maior organização laical do mundo com sede nos Estados Unidos, anunciam a inauguração de um laboratório para próteses infantis em Porto Príncipe, capital do Haiti, onde estão à frente de um programa para atender crianças afetadas pelo terremoto de 12 de janeiro de 2010.

O programa "Curando as crianças do Haiti" conta ademais com a ajuda do Project Medishare, Össur e a Challenged Athletes Foundation e busca doar próteses e proporcionar terapias de reabilitação física às crianças durante dois anos.

No sábado 5 de março inaugurarão no Project Medishare Hospital o laboratório internacional Össur. Esta cerimônia se desenvolverá às 5:00 p.m. (hora local) e será precedida por uma conferência de imprensa.

Na inauguração, o fundador da Össur, Össur Kristinsson que também sofreu uma amputação, apresentará mais de 600 sistemas de próteses no novo laboratório.

"Alegra-nos poder ajudar a curar a essas crianças afetadas no devastador terremoto e dar-lhes uma renovada esperança para viver uma vida com nova mobilidade. Dar-lhes pernas, terapia e apoio a estas crianças é verdadeiramente um presente que muda a vida, algo que fazemos com muito prazer com a ajuda do Medishare, a Challenged Athletes Foundation e a Össur", assinalou o Cavaleiro Supremo dos Cavaleiros de Colombo, Carl Anderson.

O novo laboratório será o elo para a educação e produção de próteses no Haiti. Nele se armazenam também diversos materiais e equipes, e servirá como uma grande sala de aulas para capacitar os haitianos que serão contratados como técnicos neste ramo.

Até o momento dois haitianos já foram contratados e estão sendo treinados para fabricar, ajustar e colocar as próteses. Estima-se que à medida que avança o programa será necessário um maior número de pessoal local.

100 crianças já foram beneficiadas com este programa, enquanto que outros 1 000 receberam há poucos meses cadeiras de rodas para que possam mobilizar-se.

Mais informação (em inglês): www.kofc.org/haiti